Gustavo Greco, o rosto por trás do design mineiro

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
16/11/2014 às 12:36.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:02
 (Samuel Costa/Hoje em Dia)

(Samuel Costa/Hoje em Dia)

À frente da Greco Designer, uma das mais respeitadas empresas de criação do país, Gustavo Greco vem colecionando, ano após ano, prêmios e convites até então inéditos por aqui. Para citar alguns, o moço, que acaba de completar 40 anos, foi o primeiro jurado mineiro na categoria de Design em 60 anos do Festival de Cannes (2013) O mesmo convite ele também recebeu da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico no ano anterior e do Festival El Ojo de Iberoamerica, em 2011.   Entrevistado do Página 2 da edição de amanhã, o designer – que também é advogado – fala sobre os desafios da carreira e das perspectivas do segmento nos próximos anos. “Se anos atrás você me perguntasse se seria possível um mineiro ser jurado em Cannes, a resposta seria não. E isso é uma coisa que a vida me ensinou: o impossível é uma palavra bem relativa. Se alguém tem que ir, por que não a gente? Temos mania de achar que o outro é sempre melhor e mais capaz”, comenta o belo-horizontino.   Por hora, a Greco Design tem nas mãos a missão de dois projetos desafiadores. O primeiro deles é a criação da marca para o complexo modernista da Pampulha – candidato à Patrimônio da Humanidade. A trupe tem a responsabilidade de fazer a identidade visual e o livro que serão entregues para a Unesco.   O segundo é o novo projeto gráfico do Hoje em Dia. “É a primeira vez que fazemos um jornal e é bastante desafiador. Estamos superanimados”, diz o designer que, no dia 23 próximo embarca para a Europa onde recebe o prêmio na categoria designer gráfico da Bienal Íbero Americana de Designer, em Madri.    “Ao todo, 25 países participaram da seleção e o Brasil é o campeão de toda Bienal. Prêmios assim são sempre muito legais de ganhar. Estamos muito felizes por representar nosso país mundialmente e, principalmente, Minas Gerais”.   CreativeMornings BH   Enquanto não embarca, Gustavo, que também é professor do curso de Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC/PUC, marca presença na próxima terça-feira no CreativeMornings, evento global que acontece em mais de 90 cidades e tem como intuito promover um encontro entre profissionais representantes da economia criativa e pessoas que trabalham ou gostam de inovação.    Este é o segundo ano do projeto na capital mineira – na América Latina, ele ocorre em São Paulo, Lima, Bogotá e Barranquilla. Em BH, o evento acontece no Museu das Minas e do Metal (Circuito Cultural Praça da Liberdade). O bate-papo é gratuito, mas é preciso inscrever-se no creativemorningsbh.eventbrite.com. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por