(CARLOS RHIENCK)
Criada há 102 anos pelo alemão Arnold Schönberg, a partir de 21 poemas de Albert Giraud, a peça “Pierrot Lunaire” até hoje desperta uma sensação de novidade no público. Uma prova de que dialoga perfeitamente com a produção artística da atualidade é que essa criação está na última edição do Ciclo de Música Contemporânea, que integra o programa “Inhotim em Cena”.
“Pierrot Lunaire” será apresentado pelo Sonante 21 (grupo que se dedica à pesquisa e performance de obras de câmara de autores contemporâneos) e pela soprano americana (radicada no Brasil) Martha Herr. “A peça foi escrita em 2012 e significou uma coisa muito nova na época. Para os cantores, existe a indicação do estilo Sprechstimme – voz falada. Ou seja, pede para falarmos em notas que normalmente não falaríamos. Tem gente que canta, mas tem gente que prefere uma fala dramática. O ideal é procurar o meio termo”, afirma a soprano.
A apresentação não será feita em alemão, mas em português, a partir dos textos de Augusto de Campos. “Ele não faz uma tradução do texto, mas sim uma recriação, para que as palavras pudessem caber na música”, explica Martha.
Sob encomenda
Antes da famosa peça, o Sonante 21 irá tocar “Cinco Miniaturas”, obra inédita do compositor e professor Rogério Vasconcelos, encomendada pelo Inhotim. A composição, feita para flautas, clarinete, violino, violoncelo e piano, dialoga com a obra de Schönberg que será apresentada em seguida.
“O convite do Fernando Rocha (curador do ciclo) propunha um diálogo com ‘Pierrot Lunaire’, que é uma obra com várias pecinhas que evidenciam diferentes instrumentos. Peguei a mesma ideia e fiz ‘Cinco Miniaturas’, com pequenas peças, fazendo combinações diferentes para os mesmos instrumentos”, diz Vasconcelos, que é professor de composição, análise e outras disciplinas na Escola de Música da UFMG.
Ações diferenciadas
Vale lembrar que neste domingo (19) se encerra a 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que movimenta o Inhotim desde terça-feira, e o público poderá aproveitar algumas atividades diferenciadas, como a Visita Temática Ambiental, o Espaço Ciência e a Visita Temática Ambiental Especial – Circuito Botânica e Sustentabilidade. Os visitantes podem ter informações sobre cada atividade na recepção do Inhotim.