Inhotim Escola faz seminário no Museu Histórico Abílio Barreto

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
23/05/2014 às 07:34.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:42
 (Pedro Motta)

(Pedro Motta)

O Inhotim mais uma vez extrapola seu espaço em Brumadinho para promover um valioso debate sobre arte e afins em Belo Horizonte. Nesta sexta e sábado (24), o Museu Histórico Abílio Barreto recebe o seminário “Espaço, Trabalho e História”, com a presença de três artistas renomados que possuem obras no acervo do instituto, além de pensadores de outras áreas. São três mesas-redondas – sobre os três temas citados no título do evento –, cada uma com três convidados.

“Essa é a continuidade do seminário ‘Natureza, Tempo e Poesia’, realizado no ano passado. São temas muito gerais que abarcam muitas questões de nossas experiências e acabam tratando da arte contemporânea. É um espaço um pouco mais criativo de discussão, que não tem cunho acadêmico, tecendo reflexões com maior liberdade”, afirma Júlia Rebouças, curadora do programa.

O seminário tem inicio nesta sexta-feira (23) à noite com debate sobre espaço. O arquiteto e Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo, Fernando de Mello Franco, vai conversar sobre ocupação urbana, enquanto o artista Marcius Galan (que assina a popular obra “Seção Diagonal”, do Inhotim) falará sobre o espaço como construção do olhar. A atriz Grace Passô completa o trio ao tratar da relação entre espaço e corpo.

No sábado, o seminário começa debatendo sobre trabalho. O filósofo Peter Pál Pelbart vai tratar da relação entre trabalho e luta, o poeta e diplomata focará Francisco Alvim do ofício do artista, enquanto Marilá Dardot (autora de “A Origem da Obra de Arte”, do Inhotim) vai focar na relação entre as palavras trabalho e obra.

“Acho que será uma discussão engraçada e interessante, pois os convidados são muito diversos”, diz a artista mineira, que deve se referir a colegas que têm o trabalho como foco temático, como o espanhol Santiago Sierra.

A última parte do seminário, sobre história, contará com um debate sobre visões historiográficas, levantado pela professora da UFRJ Norma Côrtes, uma conversa sobre estória (ficção) com Eduardo Moreira (do Grupo Galpão) e a artista Adriana Varejão, que costuma abordar a história do Brasil em seus trabalhos.

Seminário “Espaço, Trabalho e História” – Inhotim Escola no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim). Nesta sexta-feira (23), às 19h30, e neste sábado (24), às 10h30 e 14h30. Gratuito

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por