Inhotim recebe shows internacionais do MECAFestival

Vanessa Perroni / Hoje em Dia
23/01/2015 às 07:58.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:45
 (Divulgação)

(Divulgação)

Um evento intimista, nos moldes de muitos realizados em países europeus, e que engloba braços como música, gastronomia, esportes e artes. Não bastasse, que tem o curioso objetivo de ser “o menor maior festival do mundo”. O MECA Festival comemora sua 5ª edição com uma versão pocket, que será realizada nesta sexta-feira (23), em um cenário “pra” lá de especial: os jardins do Inhotim, em Brumadinho.

Após passar pelo Rio Grande do Sul (Maquiné) e pela capital carioca nos últimos finais de semana, o evento ganha o nome de MECASpecial, por se tratar de uma “pequena amostra”. “Inhotim é um dos lugares mais incríveis do Brasil. Precisava fazer algo lá e surgiu a ideia de trazer duas atrações do MECA para o espaço. Ainda queremos uma edição global do festival no museu”, comenta o sócio-diretor do festival, o gaúcho Rodrigo Santanna.

Nesta tarde, o público vai conferir o desempenho da dupla londrina AlunaGeorge, que, desde 2009, vem conquistando espaço na cena indie, com uma mistura de hip-hop, house, R&B e pop. Eles vão executar o repertório do disco de estreia “Body music” (2013).

Também vindos de Londres, o quinteto Citizens! é a outra atração do dia. Em sua segunda participação no festival, os garotos – que desfilam na cena do rock britânico e são conhecidos por sucessos como “Reptile” e “True romance” – vão apresentar um set list inédito, que vai configurar o segundo álbum de estúdio do grupo. “Percebemos que uma boa pegada do evento é apresentar bandas ‘gringas’ a um público brasileiro segmentado, que procura por esse tipo de som e não encontra por aqui”, diz Santanna.

Inspirado em festivais como o Coachella Valley Music, que acontece no deserto da Califórnia, e o Iceland Airwaves, na Islândia, o MECA (que nasceu na região Sul do país) opta por um público restrito – no máximo, oito mil pessoas – em locais paradisíacos. “Durante anos viajando pela Europa e Estados Unidos para participar de festivais, o sonho era trazer um pouco dessa experiência ao Brasil”, revela o sócio-diretor do evento. “Temos importantes festivais de massa, como o ‘Rock in Rio’, mas não havia um evento para bandas menos badaladas, em locais diferenciados e com um público menor”, complementa o moço.

O sonho, que se tornou realidade há cinco anos, agora pretende se espalhar pelo mundo. Em 2016, o gaúcho deve levá-lo a Nova York, Londres, Los Angeles e Paris. “Queremos fazer um intercâmbio musical. Montar uma line-up com bandas brasileiras e locais”, revela ele. Com o conceito de “celebrar o amor através da música”, a versão global desta edição, que segue para São Paulo, conta, ainda, com shows de La Roux e Years&Years, entre outros. “Ainda vamos fazer uma versão completa do MECA em Inhotim”, vaticina Santanna.

Confira os clipes dos artistas:

Dupla: AlunaGeorge

Banda Citizens!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por