(AFP)
SÃO PAULO - A atriz Jodie Foster confirmou no domingo (13) os antigos rumores de que seria homossexual, ao fazer o anúncio durante a cerimônia de entrega do Globo de Ouro.
Foster, conhecida por resguardar sua privacidade, surpreendeu espectadores e figurões de Hollywood ao declarar-se solteira, quando recebia um Globo de Ouro especial pelo conjunto da sua carreira.
"Sério, espero que vocês não fiquem desapontados por não haver um grande discurso de saída do armário nesta noite", disse ela, "porque já saí do armário uns mil anos atrás, na Idade da Pedra".
A atriz disse que sempre deixou sua orientação sexual clara para amigos íntimos e parentes. "Mas agora, aparentemente, me dizem que toda celebridade precisa honrar os detalhes sobre sua vida particular com uma entrevista coletiva... Essa simplesmente não sou eu", afirmou.
A atriz, de 50 anos, então se dirigiu a Sidney Bernard, "ex-parceiro amoroso" de quem se separou recentemente, e aos dois filhos do casal, que estavam na plateia.
"Obrigada, Sid, tenho muito orgulho da nossa família moderna, dos nossos filhos incríveis", disse ela.
Nos últimos anos, Foster sofria duras críticas de ativistas homossexuais por não se declarar publicamente como lésbica.
Ela disse que sempre precisou valorizar sua privacidade, devido ao fato de ter começado a atuar aos três anos, numa carreira que lhe rendeu dois Oscar.
"Se você é uma figura pública desde bebê, se precisou lutar por uma vida que parecesse real e normal contra todas as probabilidades, então você também talvez quisesse valorizar a privacidade acima de todo o resto", afirmou.