Jorge Furtado inspira-se em Michael Moore

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
07/08/2014 às 08:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:41
 (Casa de cinema de Porto Alegre)

(Casa de cinema de Porto Alegre)

O diretor Jorge Furtado tem no humor um dos motores de suas narrativas, sejam elas documentários (o premiado curta-metragem “Ilha das Flores”) ou dramas juvenis (“Houve uma Vez Dois Verões”).

Ele não abre mão dessa leveza mesmo quando envereda por um tema mais espinhoso como as transformações do jornalismo atual, presente em “O Mercado de Notícias”, que também estreia nesta quinta-feira (7).

Nesse filme, assume um papel semelhante ao do polêmico Michael Moore, que enfatiza a sua preferência pelo Partido Democrata em filmes que denunciam os equívocos do governo republicano nos Estados Unidos.

Furtado, que assina a propaganda eleitoral do PT gaúcho, põe em xeque a partidarização da imprensa ao apontar erros graves de apuração, como o caso de um quadro de Picasso na sede do INSS em Brasília.

Está certo que boa parte das situações citadas tem o PT como vítima, mas é impossível não rir quando Furtado ensina o beabá do jornalismo, ao comparar o quadro que está no MoMA, em Nova York, com o que está no INSS.
O humor também se faz presente na peça que dá título ao documentário, escrita por Ben Johnson em 1625 e a primeira a tratar do jornalismo – três anos depois de surgir o primeiro jornal na Inglaterra.

O texto encenado no filme exibe uma atualidade desconcertante, abordando muitas das questões levantadas na mídia de hoje. Para não ficar apenas no “mau jornalismo”, Furtado ainda entrevista 13 jornalistas de renome a respeito dos princípios da profissão.   Assista ao trailer de "Mercado de Notícias":         Hassum vive noivo em apuros   Bem-sucedido como o protagonista da franquia “Até que a Sorte nos Separe”, Leandro Hassum volta nesta quinta-feira (7) aos cinemas com o longa “Vestido para Casar”. Na nova comédia, seu personagem, Fernando, enfrentará uma verdadeira saga no dia do seu casamento.   O noivo passará o filme inteiro fugindo das saias justas em que se colocará ao omitir seu drama à futura mulher, Nara (Fernanda Rodrigues). A confusão começa quando ele, sem querer, rasga o vestido da subcelebridade Valentina (Renata Dominguez), que exige outra peça igual. A direção é de Gerson Sanginitto.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por