Kathryn Erskine lança neste sábado, na leitura do BH Shopping, o livro “Passarinha”

Cinthya oliveira - Hoje em Dia
27/02/2016 às 09:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:36
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Quando se deparou com a notícia do Massacre de Virginia Tech, em 2007, ocasião em que o sul-coreano Cho Seung-hui atirou em colegas de universidade, matando 32 pessoas, a escritora Kathryn Erskine se perguntou sobre como seria a reação das crianças ao episódio, e como o assunto poderia ser abordado com elas. Assim nasceu “Passarinha” (Editora Valentina), livro que a americana lança neste sábado (27) na capital mineira, na Leitura do BH Shopping.

No título, ela trata do assunto a partir de Caitlin, dez anos, portadora da Síndrome de Asperger – tida uma forma mais “branda” de autismo. A personagem perde um irmão no massacre, que se tornou um dos casos mais violentos da história contemporânea dos Estados Unidos.

“Assim como me perguntava sobre como falar sobre o assunto com meus filhos, gostaria de saber como Caitlin processaria tais notícias. Então, me perguntei o que aconteceria se ela tivesse sido diretamente afetada pela tragédia”, conta a autora.

Primeira pessoa

Para desenvolver a história, apresentada em primeira pessoa e voltada ao público infantojuvenil, a autora pesquisou muito a Síndrome de Asperger, bem como teve conversas com especialistas. Mas a principal fonte de inspiração foi a própria filha, que possui esse tipo de autismo. “Queria que os leitores, em particular os menores, vissem que a criança autista não é tão estranha realmente e que ela tem sentimentos semelhantes aos de todos nós. Por ter convivido com a minha filha tantos anos, aprendi a pensar como ela, pelo menos o suficiente para antecipar o que poderia perturbá-la ou como ela poderia reagir”, explica a autora, que venceu, com “Passarinha”, o National Book Award, o maior prêmio literário dos EUA.

Workshop

Kathryn, que também promove um workshop de escrita neste sábado (27), espera que os leitores possam ter uma melhor compreensão das pessoas autistas – e uma maior empatia com elas. “Espero também que os leitores, e todos nós, tenham mais empatia com o outro à medida que enfrentarem os desafios da vida, quer se trate de autismo ou de perder um ente querido, ou qualquer tipo de dificuldade”.

Serviço:

Lançamento do livro “Passarinha”, de Kathryn Erskine, neste sábado (27), às 14h, na Leitura do BH Shopping. Ela também realiza, a partir das 9h, o workshop “Escreva a Sua História”, na Escola Americana de Belo Horizonte (av. Professor Mário Werneck, 3301, Buritis).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por