Mais de 100 artistas circenses participam do 5° Encontro Internacional de Palhaços, em Mariana

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
25/09/2013 às 08:25.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:44

Profissional de vários circos de expressão (Garcia, Beto Carrero, Stankowic etc), o palhaço Xicrete é o homegeado do 5º "Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços", de quinta (26) a domingo (29). Reúne cerca de 100 artistas em farta programação circense e musical nos distritos, bairros e no centro de Mariana.

Após o já tradicional cortejo de abertura, exibição de dois espetáculos notáveis: "O Palhaço Está Solto", de Rodrigo Robleño, às 20h, e "Intermezzo", do Teatro de Anônimo (RJ), um dos mais tradicionais núcleos de palhaços do país, às 21h. Todas as atrações têm entrada franca.

Produzido (pela quarta vez) com recursos da Funarte e embolso direto da Vale e da prefeitura de Mariana, este Encontro examinou 80 propostas. E elegeu as que se adequavam aos locais que dispõe (o palco do Sesi local, uma lona de 4m de altura e largura por 3m de profundidade, e as ruas) e as que melhor respondiam à demanda por qualidade e diversidade estética.

Argentinos

Comparecem valores do circo nacional (Anônimo, Biribinha, La Minima, Dedé Santana), notáveis representantes de Minas (Robleño, Circo Irmãos Simões, as Cias Circunstância, El Individuo, Lunática e Circovolante) e três atrações argentinas. Choco Vacchi, o palhaço de dread loks, trazido por edição do FIT/BH, é um dos escalados.

Selecionados na visita que Xisto Siman fez a convite àquele país, os argentinos se apresentam sexta e sábado, quando a plateia já estaria preparada para a pegada hard, típica dos palhaços de lá.

De Arapiraca (AL), o hilário Biribinha traz sua mais recente criação, "Uma Palhassada Musikada", destaque do Festival Mundial de Circo, em Caxambu. No elenco de "Joia Rara", Domingos Montagner ainda não confirmou se participará de "Reprise", do La Minima. Só se não estiver ocupado com gravações da novela. Ao "Cabaré do Dedé", a gaúcha Ana Fuchs traz a cena curta da palhaça Generosa, do Festival do Cine Horto 2012.

Além de espetáculos e intervenções, e dos shows de música, a atriz circense, educadora e pesquisadora Verônica Tamaoki vem de São Paulo lançar, no sábado de manhã, o CD "A Música no Circo Nerino", homenagem aos 90 anos do palhaço Picolino. Resgata trilhas e canções que durante décadas animaram os espetáculos do Nerino. Karina Buhr, Letícia Coura e Tatá Aeroplano, dentre outros, participam do CD.

Instalados em Mariana desde 1995 (após outros quatro anos de grupo Stronzo, em Valadares), Xisto Siman e João Pinheiro formaram o Circovolante, em 1999. Inspirados pelo circo tradicional, pelos artistas que viram na infância, tipo Dedé Santana e Xicrete, eles estreiam "Sem Refresco".

Este é um dos espetáculos gerados da parceria artística com Biribinha; em novembro, estreia "1, 2, 3 e Pá". A repercussão do que eles fazem, do arrojo que a arte do circo e do palhaço experimenta na região, trazem a este 5º Encontro espectadores de diversas cidades de Minas e até gente do Amapá.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por