Leda Nagle usou o Facebook para comentar, nesta quinta-feira (8), a decisão da TV Brasil de não renovar seu contrato. A jornalista apresentava o programa "Sem Censura" há 21 anos. "Confesso que preferia ficar calada neste momento. Recolhida, lambendo minhas feridas, me reorganizando,
repensando a vida com o coração e a razão. Mas, ao mesmo tempo, me sinto na obrigação de esclarecer esta situação que me surpreendeu ontem e que ainda não posso dizer, sinceramente, que assimilei ou degluti", escreveu.
Segundo o depoimento, ela procurou a direção da EBC, a qual pertence a emissora, para discutir a renovação do contrato, que teria terminado em 5 de novembro. "A resposta foi: sim. Fizemos três reuniões falando do assunto, cumpri as regras burocráticas e continuei no ar, mesmo sem contrato, cumprindo minhas obrigações de acordo com as normas que acreditava vigentes. Tanto o Presidente da EBC como seus subordinados também agiam como se tudo estivesse certo."
Procurada, a TV Brasil afirmou que mantém o posicionamento exposto em nota publicada na noite desta quarta (7), na qual afirmou que o contrato da apresentadora "está sob reexame da direção da Empresa Brasil de Comunicação".
"A EBC está empenhada em manter o 'Sem Censura' na grade de exibição da TV Brasil com a apresentadora à frente do programa, mas está sendo obrigada a rever este e outros contratos devido à severa restrição orçamentária por que passa a empresa e o país de forma geral. A ideia é fazer uma repaginação do programa em 2017", defende o comunicado.
Em seu texto, Leda se disse "triste e perplexa com a falta de caráter em dar a palavra de que estava tudo certo, que o contrato seria renovado, deixar a pessoa trabalhar normalmente, sem contrato, acreditando na palavra empenhada, e aparecer com advogado, um aditivo e esta desculpa esfarrapada da falta de dinheiro".
Também na rede social, ela publicou uma foto do presente que recebeu da produção do "Sem Censura". "Olha como fui recebida hoje pela minha valorosa equipe! Perco muita coisa, mas não perco a amizade e o carinho de vocês por nada! Com certeza! Se Deus quiser."