Marcos Frederico e Lucas Fainblat lançam álbum autoral no Festival Aletria

Cinthya Oliveira
24/10/2015 às 08:19.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:12
 (Anna Lara)

(Anna Lara)

Boa parte das boas parcerias musicais nascem da descontração. Foi assim quando o bandolinista Marcos Frederico mostrou uma bela melodia para o sambista Lucas Fainblat. “Naquela época eu estava na onda de fazer seresta e disse: ‘vamos ali no Brasil 41 tomar uma cerveja que faço uma letra para sua composição. Ali nasceu ‘Seresta pra Outra”, lembra Fainblat, sobre o começo da parceria que culminou no disco “Universo Carapuça”, que será lançado nesse domingo (25), com show gratuito na Praça Floriano Peixoto, das 16h30 às 18h, encerrando o Festival Aletria.

O ambiente da boemia perpassou o caminho da dupla e as temáticas das músicas. “Ele me mandava uma música, ou ia até minha casa num dia de churrasco, ou a gente sentava num boteco. Tudo foi feito nessa toada do informal. Quando tínhamos nove músicas prontas, falei para o Marcos: ‘vamos colocar dez músicas no disco. Vamos fazer um samba de breque’. Assim saiu ‘Dois Anos’, que parece uma música sobre um casal brigando, mas é sobre nossa parceria, sobre o que é fazer música independente”, explica Fainblat.

O título do projeto veio das ruas onde moram os artistas, Marcos na Universo e Lucas na Carapuça. Uma escolha que casa bem com o conceito do disco, que busca dialogar com a linguagem musical da rua e da boemia. “Quisemos fazer o show na rua como uma forma de gratidão”, diz o sambista, acrescentando que houve um investimento grande no vinil, que contou com projeto gráfico de Máximo Soalheiro e fotos de Anna Lara.
 
ESTREIA DE FAINBLAT
 
Enquanto Marcos Frederico já tem um histórico de lançamentos de discos autorais, “Universo Carapuça” é o primeiro álbum de Fainblat. “Sempre tive receio de gravar o meu disco. Cheguei a começar a reunir um material, mas não tinha grana. O Marcos catalisou isso por várias variáveis, porque podíamos gravar no estúdio dele nossas parcerias e porque pudemos contar com muitos músicos no processo”, diz.

“Universo Carapuça” conta com participações de vários artistas destacados da capital, como Flávio Henrique, Mariana Nunes, Lucas Viotti, Susana Travassos e Thiago Delegado.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por