(Theresa Eugênia)
O Inhotim recebe neste sábado (17) e domingo (18), às 16h, no Palco Magic Square, o espetáculo “Bethânia e as Palavras”, mostrado pela primeira vez ao ar livre. Nele, Maria Bethânia lê trechos de poemas e canta músicas que têm relação com os textos. A artista – que estará na companhia do percussionista Carlos César e do violonista Paulinho Dafilin – afirma que se sente desafiada ao fazer uma montagem com declamação de poesias. “É uma ideia que me comove e me atrai neste mundo de corre-corre”. O projeto contou com a colaboração de Hermano Vianna e Elias Andreatto.
Na verdade, o embrião desta história se localiza em BH. Em 2009, Bethânia foi convidada pela UFMG para o ciclo de conferências “Sentimentos do Mundo”. Desde então, apresentou o espetáculo em lugares como o Rio de Janeiro, Brasília (no Encontro Mundial dos Países de Língua Portuguesa) e Portugal – terra de Fernando Pessoa, que ela considera como o poeta de sua vida. “É o que suporta minha respiração, minha cadência e o ritmo desassossegado do meu coração”.
A apresentação no Inhotim conta, ainda, com trechos de Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Caetano Veloso, além de canções como “Romaria” (Renato Teixeira), “Dança da Solidão” (Paulinho da Viola) e “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga). Ingresso: R$ 200; a meia está esgotada.