Mesmo com baixas, 11ª edição da Flip atraiu público expressivo

Leida Reis - Hoje em Dia
09/07/2013 às 08:32.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:53

PARATY – A edição 2013 da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, foi encerrada no último domingo (7) e as atenções do meio literário se voltam agora para o próximo encontro, a Feira do Livro de Frankfurt, que acontece em outubro, na cidade alemã.

Na segunda (8), a Fundação Biblioteca Nacional divulgou as inscrições para o número 5 da Revista Machado de Assis, que vão até quarta (10), cuja edição eletrônica será lançada em Frankfurt. O número 4 da edição em papel também será lançado na feira na Alemanha, que terá o Brasil como país homenageado. A publicação tem apoio do Ministério da Cultura e do Itaú Cultural.

Nos próximos dias, deve sair o nome do autor que será homenageado na Flip 2014. Entre os cotados, estão Rubem Braga, Lima Barreto, Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Por causa da realização da Copa do Mundo, em 2014 a edição de número 12 acontecerá em agosto – mas os dias ainda não foram anunciados.

A cidade histórica de Paraty recebeu cerca de 25 mil pessoas nos cinco dias do evento. Já a "Flipinha", espaço reservado às crianças, registrou 12 mil acessos. Esse ano, o título de musa ficou para a francesa (de origem iraniana) Lila Azam Zanganeh, que discorreu sobre a influência do escritor russo Wladimir Nabokov em sua obra.

Três estrelas internacionais que faziam parte da programação inicial da Festa Literária acabaram não comparecendo: o francês Michel Houellebecq e o norueguês Karl Ove Knausgard (alegando problemas pessoais), além do egípcio-palestino Tamim Al-Barghouti, por "extravio de passaporte".

Uma carta do poeta, símbolo da Primavera Árabe no Egito, foi lida na mesa "Literatura e Revolução" da qual ele participaria, na tarde de domingo. Nela, ele se diz pesaroso por não ter vindo ao Brasil, onde queria, entre outras coisas, "conhecer as favelas das grandes cidades".

"Flipside"

Com um autor homenageado de perfil político, o alagoano Graciliano Ramos, a Flip teve manifestação dos paratienses fechando a ponte sobre o rio Perequê, bem próxima à tenda dos autores, e três mesas extras que discutiram os protestos pelo país.

A idealizadora do evento, Liz Calder, falou sobre uma iniciativa similar que será realizada na Inglaterra, em outubro, a FlipSide. Entre os brasileiros confirmados para cruzar o Atlântico, estão Milton Hatoum, José Miguel Wisnik, Patrícia Melo, Ferrez, Ana Maria Machado e Bernardo Carvalho, entre outro.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por