Um dos mais importantes festivais de música do país, a "Mostra Internacional de Música em Olinda" (Mimo) está de volta. Pela segunda vez em Ouro Preto (agora, entre 29/8 e 1º/9), o evento já garantiu para a cidade histórica três grandes atrações: enquanto os portugueses do Madredeus se apresentam no dia 30 de agosto, o jordaniano Tareq Al Nasser (que vem pela primeira vez ao Brasil, com o seu grupo Rum) e o baiano Gilberto Gil (ao lado da Orquestra de Sopros da Pro Arte) tocam no dia 31.
Segundo a idealizadora e produtora do festival Lu Araújo, serão, ao todo, 12 concertos, ocupando as igrejas do Carmo, Pilar, São Francisco e Rosário. Algumas atrações também se apresentam na Casa da Ópera e no palco que será montado na Praça Tiradentes.
"Traremos 16 artistas/grupos para Minas. Eles se apresentam nesses três dias de festival – que, no ano passado, contou com apenas dois", diz ela.
Novidades
Comemorando sua 10ª edição, a "Mimo" passa a acontecer também em mais uma cidade histórica: Paraty, no Rio de Janeiro, ganha sua primeira edição do festival – entre os dias 23 e 25 de agosto.
"Sempre quis levar o ‘Mimo’ a Ouro Preto e consegui fazer isso ano passado. Agora, realizo outro sonho, levar o festival a Paraty", comemora Lu Araújo. As apresentações musicais da "Mimo" só se encerram em 8 de setembro, em Olinda, Pernambuco. Segundo a produtora cultural, todo o evento vai contar com cerca de 180 atrações – um aumento de 20% em relação ao ano passado.
Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), apresentado pelo Bradesco e com apoio do BNDES, o festival aposta em mais novidades: ganha, a partir deste ano, o status de "Movimento" – por oferecer atividades gratuitas durante todo o ano em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
"Serão ações ininterruptas que extrapolam o calendário do evento, para se firmar como polo agregador da música plural", explica a produtora.
Esticada em BH
Apesar de não receber nenhum show da "Mimo", Belo Horizonte está entre as três cidades do país que serão beneficiadas com o programa educativo do festival.
Segundo a produtora, o projeto vai oferecer aprimoramento e troca de conhecimento entre o público e grandes artistas e instrumentistas de todo o mundo, a partir de palestras e workshops. Tudo de graça.
Um dos públicos-alvo do programa são as crianças da rede pública de ensino. Os pequenos receberão aulas-espetáculos de música clássica. Para participar do programa, os interessados devem acessar o site oficial do festival: http://www.mimo.art.br.
Com essa "esticadinha" até BH, Lu Araújo aproveita para apresentar outro projeto seu, o qual assina ao lado de Hamilton de Holanda.
A dupla fará, no Grande Teatro do Palácio das Artes, o lançamento do disco "Mundo de Pixinguinha" – no qual foram regravadas músicas desse que é um dos mais importantes compositores de choro do país.
O nome dos artistas que se apresentarão na capital, no entanto, ainda está guardado a sete chaves.