Já são mais de 700 edições em centenas de cidades, reunindo cerca de 3,5 milhões de pessoas
Um dos principais projetos culturais que percorre cidades do estado para valorizar a seresta instrumental e outros gêneros musicais, o Minas ao Luar completa 30 anos em 2025. Pelo menos nove shows já estão confirmados até dezembro para celebrar a data. O próximo será em 17 de maio, na capital. Depois é a vez de Sete Lagoas, em 12 de junho.
Pelo menos nove shows já estão confirmados até dezembro para celebrar os 30 anos do projeto (Minas ao Luar/Divulgação)
Ao longo de três décadas - após a estreia em 1994, em Diamantina -, o Minas ao Luar soma mais de 700 edições em centenas de cidades, reunindo cerca de 3,5 milhões de pessoas. O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc.
Além dos shows, o projeto também se destaca de outras formas. Em 1999, foi lançado o livro Minas ao Luar – Serestas, com cifras e letras de 280 músicas para violão, e um CD com clássicos de serenatas.
Em 2011, César Menotti & Fabiano gravaram o disco Minas ao Luar – Canções II, no Sesc Palladium. Três anos depois, o espaço recebeu o show comemorativo de 20 anos do projeto, registrado em DVD com participação do cantor e violeiro Sérgio Reis.
Além do grande show em maio, as celebrações dos 30 anos ainda incluem um blog sobre a história do projeto e uma nova marca.
“As comemorações buscam enaltecer a história do Minas ao Luar e reforçar seus valores de acolhimento ao público e estímulo à cena musical regional. Para registrar este momento, realizaremos um grande show em maio, com programação que será divulgada em breve. Além disso, a identidade visual atualizada reflete a evolução e o amadurecimento do Projeto ao longo dessas três décadas”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
Leia mais: