Cenário mundial

Minas pode ter 'Dia do Heavy Metal' em 1º de novembro; entenda a escolha da data

Proposta será debatida na ALMG nesta terça-feira e reconhece a importância histórica do gênero para a cultura do Estado

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2025 às 13:40.
Atualizado em 07/07/2025 às 15:44
Gênero tem forte presença na cena cultural mineira e pode ganhar data comemorativa oficial. (Clarissa Barçante)

Gênero tem forte presença na cena cultural mineira e pode ganhar data comemorativa oficial. (Clarissa Barçante)

Minas pode passar a reconhecer oficialmente o heavy metal como parte do calendário comemorativo. A proposta de criação do Dia Estadual do Heavy Metal será discutida na próxima terça-feira (8) em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reunindo artistas, representantes do poder público e entusiastas do gênero.

A ideia é celebrar a data anualmente em 1º de novembro, mesma data em que foi lançado Morbid Visions, primeiro álbum da banda mineira Sepultura, considerado um marco global do metal extremo. O disco foi lançado em 1986 pela loja e gravadora Cogumelo Discos, em Belo Horizonte, e é apontado como um dos primeiros registros de death metal e black metal do mundo.

O projeto de lei, que prevê também a instituição de novembro como o Mês do Heavy Metal em Minas, tramita na Casa sob o número 3.388/25. Se aprovado, ele atrairia atividades culturais e educativas ao longo do mês, com shows, exposições, workshops e outros eventos ligados ao gênero musical. A proposta já foi encaminhada às Comissões de Constituição e Justiça e de Cultura para análise.

A audiência de terça, realizada pela Comissão de Cultura da ALMG, foi solicitada pelo autor do projeto, deputado Professor Cleiton (PV), que também preside o colegiado. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é valorizar uma expressão cultural com forte presença em Minas Gerais, reconhecendo o papel das bandas mineiras na consolidação do gênero dentro e fora do país. A expectativa é que o reconhecimento oficial também fortaleça o turismo cultural e movimente a economia local, atraindo eventos e fãs de todo o Brasil.

Entre os convidados para o encontro estão o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; a vereadora de Belo Horizonte Michelly Siqueira. Também foram convidados integrantes das bandas Sepultura, Overdose, Sarcófago, Chakal e Mutilador.

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por