CULTURA

Monólogo com galã da Globo sobre Guerra de Canudos volta a BH em apresentação única

Sucesso de crítica e público, a peça “A Luta” conta um dos episódios mais marcantes da história do Brasil

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
26/03/2025 às 15:55.
Atualizado em 26/03/2025 às 15:58
 (Sérgio Lobato/Divulgação Daisy Silva Comunicação)

(Sérgio Lobato/Divulgação Daisy Silva Comunicação)

Estrelado pelo mineiro Amaury Lorenzo, que interpretou o peão Chico na novela A Volta por Cima, o espetáculo “A Luta” revisita a Guerra de Canudos, um dos episódios mais marcantes da história do Brasil. Sucesso de público e crítica Brasil afora, a peça em formato de monólogo é inspirada na terceira parte do clássico Os Sertões, de Euclides da Cunha. Obra propõe uma experiência de imersão histórica e social.

Com duração de 60 minutos, "A Luta" transforma Lorenzo em um moderno rapsodo — evocando a tradição oral dos antigos narradores gregos — que, por meio de uma prosa épica, revive as batalhas travadas entre os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro e as forças militares da recém-proclamada República.

O texto ressalta os contrastes que definem a formação do país: fé versus razão, sertão contra litoral, povo e elite. Para Lorenzo, a riqueza do texto de Euclides da Cunha se reflete nos desafios de interpretação.

Desafio da produção sem patrocínios

"Euclides traz inúmeros personagens, e dar conta desse gráfico é um grande desafio para mim como ator”, pontua o ator. “Além disso, há o fanatismo religioso de Antônio Conselheiro, que consegue arrebanhar tantas pessoas em torno de um propósito, mesmo sabendo que todos podem morrer. Meu maior desafio é traduzir essas contradições e manter a potência do texto", destaca Lorenzo, indicado aos prêmios Cesgranrio e FITA de Melhor Ator pelo papel.

Sem patrocínio, monólogo também se destaca pela construção minimalista. "O maior desafio foi levantar um espetáculo sem apoio financeiro. No Brasil, muitos artistas enfrentam essa realidade, e ainda lidamos com a desvalorização da nossa classe. No entanto, foi dessa adversidade que nasceu 'A Luta'. Sem dinheiro para cenário ou figurino, criamos um espetáculo que prova que o teatro resiste”, celebra o artista.

 Serviço

Espetáculo: “A Luta”

Local: Cine Theatro Brasil – BH/MG

Data: 6 Abril 2025 (Domingo)

Horário: 18h

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos/ ingressos à venda pelo Eventim

 Leia também:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por