(Divulgação/Internet)
Morreu neste domingo (30) em Porto Alegre, aos 73 anos, o dublador Jorgeh Ramos, uma das vozes mais conhecidas do cinema e da TV brasileiros. Entre seus personagens mais famosos do cinema estão as vozes em português dos vilões Scar de "O Rei Leão" e Jafar de "Aladdin".
Desde os anos 1970, Ramos também era responsável pela locução de trailers anunciando a estreia de filmes, com o bordão "sexta, nos cinemas".
Nascido em Recife (PE) e radicado no Rio de Janeiro, Ramos também escrevia e dirigia espetáculos teatrais.
Entre outros trabalhos do dublador estão as vozes do pai de Kevin em "Esqueceram de Mim" e "Esqueceram de Mim 2", e de Arnold Scharzenegger na primeira dublagem de "O Exterminador do Futuro".
O dublador estava internado desde quarta-feira no Hospital Mãe de Deus, onde deu entrada com pneumonia. Ramos também era hipertenso, tinha problemas renais crônicos e vinha tratando um câncer há cerca de um ano.
De acordo com a assistente pessoal do dublador, Vêronica Cunha, ele trabalhou normalmente, gravando chamadas para TV e anúncios de filmes, até cerca de um mês atrás. O corpo será cremado em Porto Alegre, em cerimônia restrita à família. Depois, as cinzas devem ser levadas para o Rio de Janeiro, para mais homenagens.