"Do Aço ao Bronze" é o nome da mostra que a partir desta terça-feira (11) pode ser vista na Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl (rua Santa Catarina, 1.155, Lourdes).
A exposição coletiva reúne esculturas dos artistas plásticos mineiros Célia Coutinho, Fátima Santiago e Paulo Coelho. Um trio e tanto, diga-se de passagem.
Embora com trajetórias distintas, os escultores têm em comum a paixão pelo aço e pelo bronze. Do interesse partilhado nasce a exposição.
"Criar obras a partir do aço sempre foi uma escolha evidente para mim, mas certamente não é o caminho mais fácil. O próprio moldar requer atenção e dedicação, precisa de minúcia e não aceita muitas correções ou ajustes", explica Fátima Santiago.
O público que for conferir de perto as mais de dez obras do trio por certo ficará surpreso com a leveza que cada peça traz, embora sejam criadas a partir de materiais tão resistentes – por causa de sua durabilidade.
"Mas é a resistência desses materiais em se permitirem moldar que me comove e instiga a criar. A dificuldade me move", afirma Fátima.
"Do aço ao bronze" ficará em cartaz até dia 6 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. A entrada é franca.