CINEMA

Mostra Tiradentes promove ação presencial para celebrar 25 anos

Da Redação
26/04/2022 às 11:14.
Atualizado em 26/04/2022 às 11:26
Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras (Leo Lara/Divulgação)

Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras (Leo Lara/Divulgação)

Realizada de forma on-line em janeiro, a 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes ganha uma versão presencial na cidade histórica, com início nesta quarta (27).

Até domingo (1º) acontecerão várias atrações gratuitas, como sessões de cinema, exposição, rodas de conversa, teatro de rua, cortejo da arte, lançamento de livros e oficinas.

"Queremos celebrar, com a cidade que sempre nos acolheu, os 25 anos da Mostra de Tiradentes com a oferta de uma programação popular que vai agradar a todas as idades, gerar integração com as escolas, proporcionar diversão e entretenimento e festejar o cinema brasileiro em conexão com as outras artes em cenário cinematográfico, além de reunir os parceiros e patrocinadores para agradecer a soma de esforços na viabilização do evento", destaca Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes. 

A abertura oficial terá as participações especiais dos artistas Josy.Anne, Marcelo Dai e Marcelo Veronez em performance audiovisual dirigida por Chico de Paula, e trilha sonora de Barulhista.

Serão exibidos 17 filmes brasileiros - cinco longas e 12 curtas-metragens divididos em oito sessões – sempre na Praça. Dentre elas, duas sessões serão direcionadas ao público infanto-juvenil – a Mostrinha, que contará com a presença dos personagens da Turma do Pipoca.

A curadoria desenhou uma programação para agradar ao público em geral. Em uma ação inédita na Mostra, as sessões de longas-metragens apresentam um quarteto de comédias brasileiras, um gênero com forte apelo popular e pouco representado em eventos audiovisuais nacionais.

“O recorte do gênero comédia traz uma produção nem sempre contemplada nos festivais brasileiros. Esses filmes, geralmente, nem sequer passam à porta dos grandes festivais, incluindo aí àqueles abertos à produção mais robustamente comercial”, observa Francis Vogner dos Santos, curador de longas-metragens.

Na visão do curador, porém, a comédia é um gênero campeão de bilheterias, muito visto pelo grande público e, pouco, por gente de cinema. “Não é raro ouvirmos alguém dizer ‘as comédias’ como se fossem todas iguais, como se fossem laranjas idênticas no mesmo balaio. Não são, e precisam ser vistas nas diferenças, como também é preciso reconhecer os padrões e as suas estratégias”, acrescenta o curador.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por