Música de Ringo Starr relançada como livro/CD

Lady Campos - Hoje em Dia
23/03/2015 às 08:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:26
 (Ilustrações de Ben Cort)

(Ilustrações de Ben Cort)

Corpo mole com oito tentáculos saindo da cabeça, o polvo é um animal marinho que vive solitário, escondido entre pedras e grutas, bem diferente do polvo da canção “Octopus’s Garden” criada em 1968 por Ringo Starr, baterista dos Beatles que mostra o animal rodeado de amigos.

Traduzida em “Jardim de Polvo”, a música agora ganha versão em um livro/CD (com letras em inglês e português). Editada pela Salamandra, a publicação contém 32 páginas decoradas com os desenhos do consagrado ilustrador Ben Cort, além de um CD com a nova interpretação de Ringo e também em faixa sem vocal, ótima opção para você aprender a cantar em modo karaokê.

A letra da canção de Ringo, que tem como refrão –“eu queria estar no fundo do mar num jardim de polvo, na sombra” – , é também o enredo do livro. Cinco crianças embarcam em uma aventura submarina. Ben Cort, premiado por trabalhos e publicações em mais de 20 países, retrata a rica vida submarina em detalhes: um polvo de cor laranja leva os cinco amigos para passear com tartarugas, peixes e baleias.

Viagem de férias inspira a criação da icônica canção

Quando escreveu “Octopus’s Garden”, em agosto de 1968, Ringo Starr tinha brigado com os companheiros Beatles. A crise fez com que ele saísse de férias sem previsão de volta. A ideia de escrever a canção teria surgido quando viajava a bordo do iate de um amigo. O capitão do barco havia contado a Ringo que os polvos costumam recolher pedras e objetos brilhantes do fundo do mar para deixá-los perto de sua caverna. Daí, a ideia de um “Jardim de polvo”, título da canção.

Apesar do ritmo alegre da música, a mesma foi a forma que Ringo encontrou para expressar sua angústia. O desejo de “estar no fundo do mar” e “a salvo de tempestades” traduz as aflições do famoso baterista que recebeu este nome porque sempre adorava usar anéis (rings) berrantes. Ao retornar da viagem, Ringo se reconciliou com John, Paul e George e gravou a canção para o disco “Abbey Road”. Após o fim do quarteto, ele construiu uma carreira solo de muito sucesso como cantor, compositor, baterista e ator em musicais na Inglaterra.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por