Nivalda Mendonça apresenta 35 peças em exposição individual

Pedro Artur/Hoje em Dia
26/08/2014 às 08:01.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:56
 (Divulgação)

(Divulgação)

Estandartes são normalmente objetos de arte religiosa. Mas podem ser mais. É o que a artista plástica Nivalda Mendonça comprova na individual que abre na próxima quinta, dia 28, na Galeria PIC Cidade (rua Cláudio Manoel, 1.185, Praça da Liberdade), e que poderá ser vista até 26 de setembro, das 8 às 22h.

Nos trabalhos que expõe – 35 ao todo –, Nivalda transita com naturalidade pelo erudito, pelo pop e pelo contemporâneo. Sim, há estandartes de santos (São Jorge, Santo Antônio, São João), mas também de figuras ícones dos tempos modernos, como Andy Warhol, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Frida Kahlo e os reis do rock e do pop – Michael Jackson e Elvis Presley, respectivamente.

A artista diz que a inspiração veio de uma colega da Guignard. “Comecei os estandartes com minha amiga Maria Amélia (Martins Guimarães, já falecida), em uma oficina em Ouro Branco, há quatro anos, primeiramente com santos. Depois pensei no estandarte tridimensional, o qual nunca tinha visto. Decidi, então, partir para esse lado profano, com essas figuras contemporâneas”, explica. Em seus trabalhos, há, ainda, estandartes com e sem moldura.

Nivalda aproveitou também sua experiência com corte e costura (ela mantém uma escola com esses ofícios) para ousar em seu trabalho. “Queria sair do estandarte tradicional movido por um sentido diferente. Como professora de corte e costura, trabalho com manequim, com fita métrica, renda... e aí surgiu a ideia de pegar um manequim e transformar o objeto num tipo de estandarte menos religioso, e mais humano”, diz.

Graduada pela Guignard em 2000, a artista plástica tem sua formação acadêmica voltada para o expressionismo. “Tenho muita ligação com a obra de Van Gogh, de Marc Chagal”, observa Nivalda, que trabalha também com madeira.

Do currículo da artista constam exposições como a realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de São Paulo, em 2006. Entre as mais recente, vale lembrar a coletiva de 2009, em Ouro Preto, quando participou do projeto “Cem Monas Lisas com Lisa”.

SAIBA MAIS

‘área de’ traz o curitibano Salvaro

A Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420) inaugura exposição “área de”, do curitibano C. L. Salvaro, quinta, às 19h30. O artista opera na intervenção da arquitetura e na ressignificação do espaço. Visitas gratuitas até 12/10, de terça a domingo, das 9 às 21h. Estão previstas visitas guiadas e oficinas com grupos agendados pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br. E um encontro com o artista, mediado por Júlio Martins, dia 1º/10, às 19h30.




 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por