BRINCAR ATÉ CANSAR

Oficinas, aula de circo e gincana: Circuito Liberdade promove mês de atrações para a meninada em BH

Com 40 atrações, a maioria gratuitas, programação visa estimular a criatividade dos pequenos, além de abranger também os pais e responsáveis

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
03/10/2025 às 19:06.
Atualizado em 03/10/2025 às 21:03
Oficina de histórias em quadrinhos é uma das atividades oferecidas pelo Circuito (Danielle Domingos/ Divulgação)

Oficina de histórias em quadrinhos é uma das atividades oferecidas pelo Circuito (Danielle Domingos/ Divulgação)

Mostra de bonecos, oficina de desenho, brincadeiras tradicionais, gincana ecológica e aula de culinária. Essas são algumas das atividades da programação de Dia das Crianças oferecida pelos espaços que integram o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. As mais de 40 atrações - a maioria, gratuitas - realizadas ao longo do mês buscam estimular a criatividade dos pequenos, sem deixar de fora os pais e responsáveis. Confira alguns dos destaques:

Praça da Savassi terá festa no dia 12 

No domingo 12, dia "oficial" das crianças, a Praça da Savassi recebe o “Fantástico Festival de Brincadeira e Cultura”. A programação é gratuita, acessível e diversa, reunindo brincadeiras tradicionais, como cabo de guerra e pega-pega, oficinas de construção de brinquedos, como pião de jornal, peteca e  aviãozinho de papel, atividades artísticas, de pintura, desenho, argila e outros materiais, além de apresentações culturais.

As crianças também poderão trocar brinquedos entre si, estimulando o consumo consciente.

Oficinas: da fabricação de objetos voadores à criação de histórias em quadrinhos

Diversos espaços que participam da programação oferecem oficinas. De 11 a 19 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG terá diversas formações artísticas, além de tarde de jogos interativos, teatro de sombras, atividade acessível em Libras, entre outras ações, num total de 13 atividades, todas gratuitas.

Já na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o público poderá construir objetos voadores no dia 17. No dia 25, o Anime Festival BH fecha o mês com oficina e palestra sobre criação de histórias em quadrinhos. 

Mostra de bonecos do Grupo Giramundo e atividades artísticas

O Palácio das Artes realiza uma gama de atividades para os pequenos, todas gratuitas, com exceção da peça “Alice no País das Maravilhas”, encenada em 12/10, Dia das Crianças. O espetáculo integra a programação da Ocupação Giramundo, iniciada no dia 11 com a mostra de bonecos do grupo na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. A Ocupação Giramundo oferecerá também sessões de cinema, atividades educativas e visitas guiadas.

Ainda no dia 11, o Palácio das Artes promove o “Palco Aberto – Dia do Pequeno Artista”, iniciativa antirracista do Ministério Público que busca sensibilizar a população em relação às pautas raciais e combater o racismo; a edição se dedica a esse tema, valorizando artes negras. A programação conta com oficinas, troca de livros, brincadeiras, teatro, contação de histórias, entre outras atividades.

As crianças poderão ainda participar do ateliê “Cartas de Alice”, promovido pelo Educativo da Fundação Clóvis Salgado e inspirado no clássico “Alice no País das Maravilhas”. A atividade convida o público a partir de 10 anos a criar bonecos de papel inspirados nos soldados de cartas da Rainha de Copas.

Programação ecológica

O Museu dos Brinquedos realiza, em 14 e 15 de outubro, a programação “Casa, Cidade, Planeta – um convite para brincar e pensar ecologicamente”. Entre as atividades propostas, o espetáculo teatral “O menino mais rico do mundo”, que dialoga com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025 (COP30), a ser realizada em novembro, no Brasil.

Além disso, a programação conta com “Gincana Ecológica Divertida”, “Exposição de Brinquedos com a Mala Mágica”, teatrinho de marionete, “Oficina de Inventar Máquina Mirabolante Para Resolver Problemas Ecológicos” e resgate de brincadeiras tradicionais.

Culinária em família

O Ponto Cultural CDL/BH promoverá, em 20 de outubro, uma oficina de confeitaria interativa voltada para crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas pelos responsáveis. A aula “Confeitaria para Crianças” é uma parceria com Alexandre Palione, mineiro que foi ganhador de uma fase do reality “Bake Off Brasil”, do canal de televisão SBT. 

Durante a atividade, os participantes irão preparar receitas de brigadeiro e alfajor, em uma experiência educativa e divertida. 

Circo, construção de presépio e ônibus musical

A Casa Fiat de Cultura reserva aos pequenos atividades com música, circo e construção de presépios. No dia 12, um ônibus musical, equipado com diversos instrumentos sonoros, materiais didáticos, artísticos e audiovisuais, será espaço para uma experiência sensorial e inclusiva para crianças de 4 a 12 anos. A atividade é gratuita, com inscrição prévia na Sympla.

No dia 15, o museu ocupa seus jardins, durante toda a tarde, com a oficina “Circo Cia Gêmea – Picadeiro da cultura e da alegria”, que põe a criançada para exercitar ludicamente atividades de um espetáculo de circo, como palhaçaria, malabares, equilibrismo, mágica e música. A inscrição também é gratuita, via Sympla.

O museu promove, ainda, a oficina “11º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura”, dos dias 16 a 19, que, neste ano, terá como inspiração as comunidades ribeirinhas do interior do Brasil. A cena natalina será construída coletivamente, a partir da representação da fauna, da flora nativas e do casario em palafitas.

*Estagiária, sob supervisão de Ana Paula Lima

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por