Ações ocorrem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais de forma gratuita ou a preços populares
Atividades que ocorrem durante todo o mês de janeiro (Ricardo Laf)
Oficinas, apresentações de teatro, exibição de filmes, contação de histórias. Essas são algumas das atrações que compõem a programação especial de férias dos equipamentos culturais municipais.
Desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, as atividades acontecem durante todo o mês e visam o estímulo à criatividade e às mais diversas expressões artísticas.
As ações acontecem em museus, teatros, bibliotecas e centros culturais de forma gratuita ou a preços populares. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
Os Centros Culturais municipais promovem uma programação especial de férias, oferecendo uma rica variedade de atividades para o público de todas as idades. Durante todo o mês de janeiro, serão realizadas oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de cinema, contação de histórias, entre outras ações que estimulam a convivência e o acesso à cultura.
Nestes locais ganham espaço ações lúdicas que desenvolvem nas crianças habilidades específicas como a construção de brinquedos, a criação artística de desenhos e gravuras, a produção de bolhas de sabão entre outras ações. Além disso, as crianças têm a oportunidade de participar de jogos educativos e dinâmicas que incentivam o trabalho em equipe e a criatividade.
Essas experiências não apenas proporcionam momentos de diversão, mas também contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e social, em um ambiente que valoriza a imaginação e a interação entre os participantes.
Já a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJBH), localizada na região central, terá uma ampla programação voltada à literatura.
Lugar de encontro para pessoas de todas as idades e, sobretudo, de promoção da leitura, da escrita e de valorização da literatura em suas diversas formas de expressão, a BPIJBH promove em janeiro uma série de atividades para crianças e suas famílias. Entre as ações está a “Manhã Encantada” (dia 4), que convida para um universo mágico de histórias através de leituras compartilhadas e oficinas literárias. Já nos dias 21 e 28 acontece a “Prosa Poética – Oficina de Escrita Criativa”, que traz uma oportunidade para o escritor aprendiz exercitar sua criatividade, além de abrir espaço para a troca de ideias e experiências.
A programação de férias dos museus municipais convida o público a vivenciar experiências que vão além das exposições tradicionais, promovendo atividades lúdicas e educativas para todas as idades. Na região da Pampulha, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design desenvolve a oficina “Tardes Líquidas”, nos dias 27 e 28, que transforma a interação com a arquitetura e a paisagem da Pampulha em brincadeiras com bolhas de sabão e balões d'água, proporcionando uma vivência única para as crianças.
Já o Museu Casa Kubitschek promove, no dia 29 de janeiro, a atividade “Brincadeiras no Jardim”, que combina aprendizado e diversão no icônico Jardim de Burle Marx, explorando a fauna, flora e a história do espaço. No dia 31, a equipe do setor Educativo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) promove uma tarde cheia de diversão, criatividade e aprendizado. O público será desafiado com jogos inspirados no clássico Imagem e Ação, atividades lúdicas baseadas em obras do acervo do Museu e no Conjunto Moderno da Pampulha como exploração e caça ao tesouro e impressão botânica. A ação acontece no Museu Casa Kubitschek.
Na região central, o Museu da Imagem e do Som (MIS BH) também aposta na interatividade com a oficina “Bordando o Som”. A atividade acontece no dia 18 de janeiro e os participantes terão a oportunidade de criar peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. Já o Museu da Moda (MUMO) realiza, no dia 25, a oficina de “Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras”, conectando as crianças à ancestralidade por meio de jogos tradicionais.
No Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a atividade “Jardins Coloridos”, em 26 de janeiro, convida os pequenos a expressarem sua criatividade ao pintar jardins no chão, integrando arte e natureza. Essas ações enriquecem as férias, incentivando a imaginação, o aprendizado e o envolvimento cultural em espaços que são verdadeiros patrimônios da cidade. A programação completa dos museus municipais está disponível no Portal Belo Horizonte.
O Cine Santa Tereza promove em janeiro duas mostras especiais voltadas para as crianças. A “Sessão Infantil” apresenta, durante todo o mês de janeiro, de quarta a sexta-feira, divertidas animações para o público mirim. Já a “Mostra Especial de Férias”, aos finais de semana, traz vários títulos queridos das famílias, além de animações inéditas. A seleção traz obras como atos! (2024); Garfield: Fora de Casa (2024); Elementos (2023); Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme (2016); Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007), Castelo Rá-tim-bum, o filme (1999), dentre várias outras. O Cine Santa Tereza promove ainda a “Sessão Azul”, uma sessão voltada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Será exibida a animação Wish: O Poder dos Desejos (2023). A sessão acontece no dia 1º de fevereiro.
O Cine Santa Tereza também apresenta uma seleção de filmes cuja ação, ou parte dela, está ambientada em áreas desérticas e áridas. A mostra “Tela em Transe: Desertos em Cena” traz obras de gêneros variados: dramas, faroestes, suspenses, ficções científicas, documentários, comédias, aventuras, e outros, que formam um painel eclético para o público se deleitar com as sessões de férias. Destaque para obras como “Duna 1” (2021) e “Duna 2” (2024), de Dennis Villeneuve; “Rastros de Ódio” (1956) de John Ford; “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão” (1985) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), de George Miller; “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha; “Nomadland” (2021) de Chloé Zhao; “Django Livre” (2012) de Quentin Tarantino, entre outros títulos imperdíveis.
Outras exibições de filmes estão programadas para acontecer em espaços diversos da cidade. O Museu da Moda de Belo Horizonte promove o “Cine Mumo” com a exibição de filmes infanto-juvenis nos dias 16, 18, 23, 25 e 30 de janeiro. Os centros culturais Alto Vera Cruz, Lindeia Regina, Urucuia, Venda Nova, Vila Marçola e Vila Santa Rita também têm em sua programação exibições de filmes ao longo do mês de janeiro.
Um dos destaques da programação de janeiro na cultura de Belo Horizonte é a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, iniciativa que visa promover o acesso às artes da cena e a oferta de espetáculos nas cidades de Belo Horizonte e região metropolitana. Trata-se da maior campanha de popularização do teatro e da dança do Brasil, fazendo parte do calendário cultural da cidade e celebrando a arte em sessões para todas as idades. Os espetáculos têm ingressos vendidos a preços populares que podem ser adquiridos no site www.vaaoteatromg.com.br.
Com comédias para adultos e crianças, musicais e diferentes gêneros teatrais, o Teatro Marília será palco de encontros inusitados como o dos personagens machadianos Brás Cubas e Quincas Borbas, na peça “Por caminho de Brás Cubas”, dirigida por Ítalo Mudado (in memoria). Outros destaques são a peça infantil “A Festa dos Bichos no Cerrado”, da Reticencias Produções Artísticas e o famoso “O dia em que Alfredo virou a mão”, sob a direção de Luiz Henrique Moura.
No Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, a programação de férias também tem como destaque a 50ª Campanha de Popularização e inclui espetáculos como “O grande vale dos dinossauros”, com texto e direção de Othon Valgas, e “O Toró, de Shakespeare”, da Trupe de Teatro e de Pesquisa e Cia da Farsa. Já no Teatro Francisco Nunes o destaque fica por conta dos clássicos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, da FMS Produções e Eventos, “As Aventuras de Dom Quixote”, da O Trem Cia de Teatro, “Moana”, da Cyntilante Produções, e “O Mágico de OZ”, da Divertidamente Produções Artísticas.
Serviço
Programação Especial de Férias | Espaços culturais
Datas: de 2 a 31 de janeiro de 2025
Local: Equipamentos culturais da FMC, Belo Horizonte - MG
Programação Completa: Portal Belo Horizonte.
*Com informações da PBH
Leia mais