MISTURA OUSADA

Orquestra Ouro Preto anuncia parceria com a música eletrônica do DJ mineiro Kvsh

Estreia está marcada para 17 de agosto, em Nova Lima, terra da nova sensação das pistas brasileiras

Iracema Barreto
@iracema.barreto
02/05/2025 às 18:43.
Atualizado em 02/05/2025 às 18:47
 (Caio Leme)

(Caio Leme)

Com apresentação neste sábado (3) no Palácio das Artes, ao lado de Carlinhos Brown, a Orquestra Ouro Preto (OOP) anunciou nesta sexta-feira um novo projeto: unir, no palco, a música eletrônica do DJ mineiro Kvsh ao som das cordas e da versatilidade já consagrada da formação mineira. A estreia está marcada para 17 de agosto, em Nova Lima, terra da nova sensação das pistas brasileiras. E entre Nova Lima e Belo Horizonte tem ainda o show Lendas do Rock, em Sabará (17/7) e Caeté (1º de agosto). 

Com 11 anos de carreira, Kvsh ganhou projeção com a música "Potter", com samples do filme Harry Potter, alcançando o 1º lugar de músicas mais virais no Spotify em 2016. Também apostou - e acertou - com remixes que caíram no gosto do público, como a de "La Belle de Jour", do pernambucano Alceu Valença, e do hit "Sorri, Sou Rei", do Natiruts - que superou 30 milhões de views há seis anos. A parceria com a OOP vem sendo trabalhada há um ano e meio.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da OOP, é por meio dessas parcerias que a Orquestra cumpre uma de suas mais importantes missões, a de democratizar o acesso à música de concerto. “Dialogar com os mais diversos estilos musicais faz parte da história da Orquestra, provando que a música se faz universal, atraindo os mais diversos públicos”.

Investimento permite novos voos culturais

Os novos projetos da OOP são viabilizados com aporte de R$ 1,6 milhão da AngloGold Ashanti, e a mistura de música eletrônica e sonoridades clássicas promete surpreender o público.  

“A ideia é furar a bolha e mostrar sempre algo diferente a uma geração, talvez, acostumada com determinado tipo de som. No final, é tudo música”, pontuou o DJ Kvsh, cujas produções eletrônicas imersivas e de batidas hipnóticas chegarão agora a um público bem diverso ao lado da formação mineira, conhecida por parcerias e projetos que buscam popularizar o erudito, bem como fazer o caminho inverso para alcançar audiências diversificadas. 

Carlinhos Brown e OOP se encontram no palco em BH

Na apresentação deste sábado, no Palácio das artes, entram em cena os ritmos afro-brasileiros e a poesia de Carlinhos Brown, além da reconhecida excelência da Orquestra Ouro Preto em colocar lado a lado. e em harmonia, o sinfônico e o popular. O concerto passeia pela obra do multiartista baiano, ressaltando a exuberância musical de Brown, reconhecido pelo impacto cultural de suas criações. Nessa união singular cabem o berimbau, a percussão e os metais em harmonia com os violinos e violoncelos. 

“Conseguir essa mistura é Brasil, é afrosinfonicidade”, destacou Carlinhos Brown que, após apresentação em BH faz show com a OOP também em Ouro Preto, São Paulo e Salvador.  

Ingressos à venda pelo Eventim.

 

.

O repertório do concerto deste fim de semana na capital mineira busca contemplar todas essas facetas de Brown, reunindo sucessos como os hits “Amor I Love You“, “Já Sei Namorar” e “Vilarejo”, gravadas com o grupo Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Além dessas canções, outras pérolas do cancioneiro de Brown integram o setlist, entre elas “Maria de Verdade”, “Segue o Seco”, “ECT” e as dançantes “Quixabeira” e “A Namorada”, que ganham novos arranjos assinados por Paulo Malheiros.


O norte para a escolha das canções que integram o concerto, segundo o Maestro Rodrigo Toffolo, partiu da proposta de explicitar o caráter compositor do artista, revelando ao público também pérolas que ficaram famosas na voz de outros artistas e que têm a assinatura de Brown. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por