Estreia está marcada para 17 de agosto, em Nova Lima, terra da nova sensação das pistas brasileiras
(Caio Leme)
Com apresentação neste sábado (3) no Palácio das Artes, ao lado de Carlinhos Brown, a Orquestra Ouro Preto (OOP) anunciou nesta sexta-feira um novo projeto: unir, no palco, a música eletrônica do DJ mineiro Kvsh ao som das cordas e da versatilidade já consagrada da formação mineira. A estreia está marcada para 17 de agosto, em Nova Lima, terra da nova sensação das pistas brasileiras. E entre Nova Lima e Belo Horizonte tem ainda o show Lendas do Rock, em Sabará (17/7) e Caeté (1º de agosto).
Com 11 anos de carreira, Kvsh ganhou projeção com a música "Potter", com samples do filme Harry Potter, alcançando o 1º lugar de músicas mais virais no Spotify em 2016. Também apostou - e acertou - com remixes que caíram no gosto do público, como a de "La Belle de Jour", do pernambucano Alceu Valença, e do hit "Sorri, Sou Rei", do Natiruts - que superou 30 milhões de views há seis anos. A parceria com a OOP vem sendo trabalhada há um ano e meio.
Para o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da OOP, é por meio dessas parcerias que a Orquestra cumpre uma de suas mais importantes missões, a de democratizar o acesso à música de concerto. “Dialogar com os mais diversos estilos musicais faz parte da história da Orquestra, provando que a música se faz universal, atraindo os mais diversos públicos”.
Os novos projetos da OOP são viabilizados com aporte de R$ 1,6 milhão da AngloGold Ashanti, e a mistura de música eletrônica e sonoridades clássicas promete surpreender o público.
“A ideia é furar a bolha e mostrar sempre algo diferente a uma geração, talvez, acostumada com determinado tipo de som. No final, é tudo música”, pontuou o DJ Kvsh, cujas produções eletrônicas imersivas e de batidas hipnóticas chegarão agora a um público bem diverso ao lado da formação mineira, conhecida por parcerias e projetos que buscam popularizar o erudito, bem como fazer o caminho inverso para alcançar audiências diversificadas.
Na apresentação deste sábado, no Palácio das artes, entram em cena os ritmos afro-brasileiros e a poesia de Carlinhos Brown, além da reconhecida excelência da Orquestra Ouro Preto em colocar lado a lado. e em harmonia, o sinfônico e o popular. O concerto passeia pela obra do multiartista baiano, ressaltando a exuberância musical de Brown, reconhecido pelo impacto cultural de suas criações. Nessa união singular cabem o berimbau, a percussão e os metais em harmonia com os violinos e violoncelos.
“Conseguir essa mistura é Brasil, é afrosinfonicidade”, destacou Carlinhos Brown que, após apresentação em BH faz show com a OOP também em Ouro Preto, São Paulo e Salvador.
Ingressos à venda pelo Eventim.
.
O repertório do concerto deste fim de semana na capital mineira busca contemplar todas essas facetas de Brown, reunindo sucessos como os hits “Amor I Love You“, “Já Sei Namorar” e “Vilarejo”, gravadas com o grupo Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Além dessas canções, outras pérolas do cancioneiro de Brown integram o setlist, entre elas “Maria de Verdade”, “Segue o Seco”, “ECT” e as dançantes “Quixabeira” e “A Namorada”, que ganham novos arranjos assinados por Paulo Malheiros.
O norte para a escolha das canções que integram o concerto, segundo o Maestro Rodrigo Toffolo, partiu da proposta de explicitar o caráter compositor do artista, revelando ao público também pérolas que ficaram famosas na voz de outros artistas e que têm a assinatura de Brown.