Projeto 'Sobre Tons'

Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas celebram mês da Consciência Negra no Palácio das Artes

Serão apresentados dois espetáculos na noite de quarta-feira, dentro do projeto de iniciativa do Ministério Público do Estado de combate ao racismo

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
06/11/2024 às 13:55.
Atualizado em 06/11/2024 às 13:55
Coral Lírico de Minas (Paulo Lacerda)

Coral Lírico de Minas (Paulo Lacerda)

Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais se apresentam nesta quarta-feira (6), no Palácio das Artes, em programação do projeto “Sobre Tons”, ação institucional do Ministério Público de Minas que busca sensibilizar a população em relação às pautas raciais e, também, celebrar cultura e contribuições das pessoas negras na construção da identidade nacional.

No espetáculo desta quarta, irão interpretar versão para concerto da ópera Porgy and Bess e Maracatu do Chico Rei. As apresentações serão conduzidas pelo maestro Hernán Sánchez Arteaga, regente titular e diretor musical do Coral Lírico, e contarão com a participação dos solistas Andreia de Paula (soprano) e David Marcondes (barítono).

O concerto tem início com "Maracatu de Chico Rei", do pianista, regente e compositor brasileiro Francisco Mignone, uma peça que homenageia a cultura afro-brasileira e mescla elementos populares e eruditos. Com essa mistura, Mignone destaca a tradição do maracatu e celebra a diversidade cultural do país. Na sequência, será apresentado "Porgy and Bess em concerto", com os arranjos criados por Robert Russell Bennett. O trabalho do compositor é uma adaptação da ópera “Porgy and Bess”, de  George Gershwin. A obra, que combina elementos de jazz, blues e música clássica, inclui composições como "Summertime" e "It Ain't Necessarily So", as quais, no concerto, serão interpretadas pelos solistas Andréia de Paula e David Marcondes.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Paulo Lacerda)

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Paulo Lacerda)

Adaptação de clássico norte-americano

A ópera “Porgy and Bess” é uma adaptação do romance “Porgy”, escrita por DuBose Heyward e publicada em 1925. A narrativa acompanha a história de Porgy, uma pessoa com deficiência que mora em uma comunidade pobre em Charleston, na Carolina do Sul. A obra foi composta por George Gershwin, com libreto do autor do livro, e letras de Heyward e Ira Gershwin. A produção foi executada pela primeira vez em 30 de setembro de 1935, no Colonial Theatre, em Boston. 

Serviço
Sobre Tons - “Porgy and Bess” em concerto

Data: quarta-feira (6)
Horário: 20h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro de BH)
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos a R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)
Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por