Os ‘filmes do Oscar’ já podem ser vistos em casa

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
04/05/2015 às 08:09.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:53
 (Divulgação)

(Divulgação)

As expressões congeladas nas fotos que ilustram esta página são bastante emblemáticas. Ao lado, à direita, está J.K Simmons em cena de “Whiplash – Em Busca da Perfeição”, já disponível nas locadoras e nos serviços on demand. No alto, temos Michael Keaton num dos momentos de “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, outro filme ao qual o espectador já pode assistir em casa. Em comum, o fato de terem levado para casa uma pá de estatuetas na última edição do Oscar, em fevereiro, para não citar outros prêmios de vulto.

J.K Simmons, é importante ressaltar, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante na pele de Terence Fletcher, um professor que, no filme de Damien Chazelle, acredita piamente na eficácia da chamada “linha dura” para extrair o melhor de seus pupilos – o mais novo deles, o solitário Andrew (Miles Teller). Sua desculpa? Com Charlie Parker teria sido assim: o mundo não teria tido a oportunidade de conferir sua excelência caso houvesse complacência da parte do baterista da orquestra de Count Basie que, em 1937, teria atirado um prato de seu instrumento na direção do então neófito “Bird”, que ousou improvisar em “I Got Rhythm”.

Do alto de suas certezas – mais tarde, o espectador fica sabendo o que o leva a ter um momento de fraqueza, rapidamente superado – Fletcher não suporta menos que sangue, suor e lágrimas. Ficou famosa, pois, a cena em que o curativo na mão do aluno acaba se desprendendo junto ao sangue que literalmente esguicha. Ocorre que, para um opressor ser bem sucedido, é necessário que alguém se disponha a fazer o papel do oprimido...

Saga artística

“Birdman”, de Alejandro González Iñárritu, transita por uma estrada menos extremada, e se destaca pelo ritmo frenético com que obriga o público a assistir à saga de um ator, Riggan, que pretende ser levado a sério a partir de uma montagem na Broadway, deixando para trás o papel que o consagrou em uma franquia comercial.

O elenco é de primeira: além de Keaton, Edward Norton, Naomi Watts, Emma Stone e Zach Galifianakis.
 

“Whiplash – Em Busca da Perfeição”

 

“Birdman”

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por