Outono na Serra Gaúcha

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
29/03/2015 às 12:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:25

A Serra Gaúcha já entrou em sua fase mais charmosa. Começou o outono. Com a queda da temperatura, as cores vivas da Região das Hortênsias, onde ficam Gramado e Canela, serão aos poucos substituídas por tons de amarelo, dourado e vermelho. Esse cenário natural parece combinar perfeitamente com a arquitetura da colonização europeia.

De quebra, chegamos na Semana Santa, período em que a Serra Gaúcha recebe milhares de turistas. Afinal, a região é historicamente associada à produção de chocolate.

Infelizmente, neste ano não haverá a tradicional Chocofest de Gramado. O evento está se reestruturando e deverá retornar no próximo ano.

Mesmo assim, Gramado e Canela estão com sua rede hoteleira – que não é pequena, mais de 16 mil leitos – praticamente lotada para os eventos ligados à Páscoa e, claro, ao chocolate. A região é famosa pelo seu chocolate artesanal, e diversas lojas e pequenas fábricas se espalham pelas duas cidades.

Passada a Páscoa, entramos no período que, em outras regiões do nosso país tropical, é conhecido como baixa temporada, mas que, na Serra Gaúcha, é o contrário. Como a região já é comumente associada ao frio, é nessa época que os hotéis voltam a encher, recebendo turistas de todos os estados.


As joias da Serra

Gramado é a cidade mais conhecida e visitada da Região das Hortênsias, o trecho da Serra Gaúcha da qual também fazem parte as vizinhas Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, todas ligadas pela RS-235, uma das rodovias mais bonitas do interior do país.

Gramado se parece com uma cidade cenográfica, tal o cuidado com seus canteiros, jardins e a decoração de suas ruas. Teve origem nas colonizações alemã e italiana, na segunda metade do século XIX.

Essa influência é notada não apenas nas características físicas de seus habitantes, mas também nas atitudes civilizadas deles, no trânsito e no atendimento no comércio.

Dois pontos fortes de Gramado são o comércio, sofisticado e variado, e a gastronomia, que se destaca com seus restaurantes italianos, alemães, austríacos, suíços e franceses. Além, claro, dos autênticos gaúchos.

A vizinha Canela também teve origem alemã e tem ótimos restaurantes. No entanto, com o crescimento de Gramado, a cidade encontrou no turismo de aventura e no ecoturismo uma ótima alternativa. O município conta com parques temáticos para todas as idades.

 

Atrações para todos os gostos nas duas cidades

Por mais que se invista em ações como o Natal Luz, de Gramado, e o Sonho de Natal, de Canela, que enchem a região de novembro a janeiro, os meses de frio ainda são considerados o ponto alto do turismo na Serra Gaúcha.
 

O outono, oficialmente, já começou. E a temperatura na Serra Gaúcha já está caindo. Assim, finais de semana e feriados prolongados já começam a ser sinônimos de pousadas e hotéis cheios, preparando o ambiente para o inverno, que chega no final de junho.


Afinal, o clima frio, a arquitetura de influência europeia, a gastronomia e as belas paisagens atraem uma quantidade cada vez maior de turistas.


Entre os principais atrativos de Gramado, se destacam as construções em estilo bávaro, herança da colonização alemã do século XIX; o Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema; a Rua Coberta, logo em frente, onde se encontram cafés e restaurantes e acontecem vários eventos; o Vale do Quilombo; além da charmosa Igreja de São Pedro, inaugurada em 1942, toda montada em pedra basáltica.


No Parque Knorr se encontram a Aldeia e Fábrica de Papai Noel e a mansão da família Knorr, erguida em estilo bávaro.


Outras duas atrações que não podem faltar no roteiro: o lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro, ao redor do qual foram plantadas árvores vindas diretamente da Floresta Negra, da Alemanha, na década de 40 do século passado.
Nos arredores da cidade, dois atrativos chamam a atenção: o Snowland, com neve o ano inteiro, e o Zoo.

 

Ecoturismo

Com o crescimento do turismo de lazer em Gramado, a vizinha Canela encontrou no ecoturismo, no turismo de aventura e nos parques temáticos a alternativa perfeita. Assim, a Serra Gaúcha tem opções para todo tipo de viajante.


Canela é cercada de parques naturais, como o Caracol, onde fica o cartão-postal da região, a Cascata do Caracol, com 130 metros de altura.


Também em Canela está o Alpen Park, com seu brinquedos radicais e cinema 4D.

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por