Palácio das Artes celebra 45 anos prezando pela excelência artística

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
14/03/2016 às 07:57.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:47

Para celebrar os 45 anos do Grande Teatro do Palácio das Artes, uma programação foi selecionada cuidadosamente. "Escolhemos artistas ou grupos significativos para o nosso público e para a história do teatro. Prezamos pela qualidade artística dos escolhidos", afirma o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho.  

Assim, contemplando os mais diferentes campos das artes, a programação comemorativa traz o Grupo Corpo (com duas de suas mais elogiadas coreografias), uma união entre Pato Fu e Giramundo, Adélia Prado, Coral Lírico de Minas Gerais e uma exposição que retrata a história do Palácio das Artes.  

Além disso, a fundação traz novidades estruturais para os usuários do espaço artístico mais nobre da cidade. Banheiros foram construídos no foyer inferior do Grande Teatro e uma reforma de ampliação deve acontecer nos toaletes que todos já conhecem, ao fundo do teatro. No final, haverá uma ampliação de oito para 30 banheiros. "A Sala São Paulo (na capital paulista), que é referência em excelência, tem 18", compara Nunes-Filho.

Investimentos

O Palácio das Artes deve ampliar ainda a programação oferecida ao meio-dia (com concertos dos corpos artísticos da instituição e shows de convidados), atendendo a uma demanda de quem quer curtir cultura no intervalo do trabalho e para pessoas idosas que preferem o período diurno.  

Mas, o principal investimento da fundação não é na programação, mas sobre o Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart. Além da readequação no currículo dos cursos (permitindo que os alunos saiam com diploma do Pronatec), haverá uma mudança estrutural.

Os cursos passarão a ser realizados em um antigo prédio do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), que fica no número 723 da avenida dos Andradas (ao lado da Serraria Souza Pinto), espaço maior que o atual Cefart Liberdade - que será devolvido ao Estado.

A Fundação Clóvis Salgado acaba de reformar a galeria Mari'Stella Tristão e está montando uma lojinha da instituição. Também planeja duas óperas para este ano: "Romeu e Julieta", em maio, e "O Guarani", em outubro.

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por