Pato Fu apresenta ‘Música de Brinquedo 2’ em BH

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
03/10/2018 às 13:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46
 (Dudi polonis/Divulgação)

(Dudi polonis/Divulgação)

De Ricky Martin a The Police; de Gilberto Gil a Jane e Herondy. Se o repertório já é diversificado o bastante, os arranjos musicais dão um tempero ainda mais diverso para a mistura feita pelo Pato Fu em “Música de Brinquedo 2”, disco que o grupo apresenta nesta sábado (6) no Palácio das Artes.

O inventivo projeto, que mistura equipamentos musicais reais com instrumentos de brinquedo – dentre eles, até mesmo um teclado com sons de gatinho – não é novidade. A banda mineira já havia explorado a ideia em 2010, quando lançou o primeiro volume de “Música de Brinquedo”, que conquistou um Grammy Latino, disco de ouro e deu origem a uma turnê de sete anos.

As expectativas para a continuação do projeto são as melhores. “Acho que esse será mais um espetáculo resistente ao tempo. Ele não ficará ultrapassado, é divertido e leve”, acredita a vocalista Fernanda Takai. Para ela, todo esse sucesso é justificado pela coletividade do projeto. “Somos dez pessoas no palco. Cada um colaborando para uma sonoridade e um visual inusitados, porém muitos simpáticos”, sublinha.

A parte visual, como Takai destacou, ganha ainda mais força com a participação do grupo de bonecos Giramundo, que leva para o palco as aventuras dos monstrinhos Ziglo e Groco. “Tê-los com a gente dá mais força ainda, porque a linguagem do teatro de bonecos tem uma amplitude que alcança muita gente”, diz a vocalista, lembrando que trata-se de parceria longeva. “A primeira vez que tivemos o Giramundo no palco conosco foi no lançamento do ‘Rotomusic de Liquidificapum’ (primeiro álbum da banda) em Santa Tereza, em 1993. Somos amigos de muito tempo e gostamos demais de trabalhar juntos. Há uma grande afinidade entre nós, como público e também como fazedores de arte”, conta a artista.

Todas as idades

Apesar dos brinquedos infantis e até da participação de crianças nas canções, Takai explica que a intenção é fazer uma produção que atinja todas as idades. Não por acaso, a escolha do repertório abarca músicas de várias gerações. “Ficamos fazendo listas de músicas que são muito conhecidas, mesclando repertório nacional e internacional. Sempre buscamos canções que tenham arranjos bem identificáveis, até pelos ouvidos mais leigos”, destaca. No setlist entram músicas como “Severina Xique-Xique”, clássico de Genival Lacerda “Mamãe Natureza”, de Rita Lee, e “I Saw You Saying” da banda Raimundos.

Embora a diversão seja notável no palco e também no disco, “Música de Brinquedo 2” não deixa de ter desafios, como o tamanho reduzido dos objetos, além de diversas outras particularidades. “A afinação também é um item que nos dificulta quando estamos fazendo os arranjos. Alguns brinquedos estão completamente fora da escala. Precisamos ser menos exigentes nesse quesito. Quando todos tocam juntos é que fica bom”, destaca Takai.

SERVIÇO: Pato Fu apresenta “Música de Brinquedo 2”, sábado, às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). Ingressos de R$ 45 a R$ 120

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por