Paul McCartney: Uma estreia marcada por dramas e recorde

Mamede Filho - Hoje em Dia
30/04/2013 às 10:56.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:17

A presença de Paul McCartney nos palcos brasileiros se tornou constante nos últimos três anos. Desde 2010, o beatle realizou nove apresentações no país, do Sul ao Nordeste. Sábado, será a vez de BH, em uma noite que promete entrar para a história do Mineirão.

O que poucos se lembram é de que nem sempre foi tão “fácil” ver o beatle de perto. A primeira apresentação de McCartney no Brasil foi cercada de desafios. E de uma grande dose de drama. Paul estava longe dos palcos desde 1976 quando, em 1990, anunciou a nova turnê mundial.

Beatlemaníaco de carteirinha, o empresário Luis Oscar Niemeyer conseguiu um encontro com McCartney para convencer o beatle a se apresentar no Brasil. Ficou acertado que Paul se apresentaria no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 21 de abril de 1990.

Mas o que parecia ser uma passagem tranquila ganhou contornos dramáticos. Primeiro, porque o Maracanã só foi liberado para os shows graças à intervenção do então prefeito do Rio, Marcelo Alencar.

Além disso, o Brasil passava por um conturbado momento econômico. Pouco antes, o então presidente Fernando Collor de Mello confiscou a poupança dos brasileiros. Todo cônscio, Paul cobrou cachê de U$S 1,5 milhão, muito abaixo do que recebia normalmente, e exigiu que o preço dos ingressos fosse acessível.

Mas, na primeira apresentação, uma tempestade caiu sobre o Rio e inundou o Maracanã. O show seria cancelado, mas McCartney sugeriu subir ao palco no dia seguinte e manter a data do dia 21.

A recompensa? Uma nova página na história da música. O primeiro show de Paul no Brasil reuniu 184 mil pessoas no Maracanã, e entrou para o Guinness Book como o maior público mundial de uma apresentação de cantor solo.

Fã e Ringo

O estudante de engenharia elétrica Daniel Fagundes, 18 anos, veio de Itajubá no último domingo, e é o primeiro da fila para assistir a Paul. Acampado na porta do Mineirão, ele conta com a prima Nathália Fagundes, 21, e o namorado dela, Diego Leitão, 23, nas saídas para tomar banho.

Ontem, uma vira-lata se juntou ao grupo. E até ganhou um nome: Paula. Em tempo: o ex-beatle Ringo Starr volta ao Brasil em outubro: serão dois shows, um em São Paulo (Credicard Hall, dia 29) e outro em Curitiba (31).

Primeiro jovem na fila no Mineirão para o show de Paul , Daniel Fagundes, seu primo Diego Leite com a namorada Nathalia Fagundes, e a cadelinha Paula

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por