Solo baseado no livro "Sapiens", em que o israelense Yuval Harari questiona as principais crenças da humanidade, terá sessões em junho, no Sesc Palladium
(Flavia Canavarro)
Depois de rodar o país, ser aclamada por público e crítica, com 22 indicações e vencedor do prêmio Shell de melhor atriz Vera Holtz volta a Belo Horizonte com o monólogo "Ficções". Será a terceira vez da peça na capital - de 20 a 22 de junho (sexta a domingo), no Sesc Palladium. Os ingressos já estão à venda.
O espetáculo conduz o público por uma bem-humorada viagem sobre a trajetória do Homo Sapiens. Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o multi-instrumentista italiano Federico Puppi – autor e performer da premiada trilha sonora original, com quem divide o palco. Juntos, eles envolvem o público em uma profunda reflexão sobre as ficções que moldam nossa realidade e a evolução da espécie humana, levando o público a rir e se emocionar.
Em outros momentos, Vera encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando. Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?
Serviço:
Vera Holtz em Ficções
Local: Teatro Sesc Palladium
Endereço: Av. Augusto de Lima, 420 - centro de BH
Data: 20 a 22 de junho
Horários: sex e sáb às 20h e dom às 18h
Ingressos entre R$21 e R$180
Classificação: 12 anos
Informações: 31 3270-8100
Vendas: nas bilheterias do teatro e online: Sympla
Leia mais