(Reprodução)
O badalado chef inglês Jamie Oliver está, nos últimos dias, contando voto a voto para conseguir alcançar a meta da campanha #FoodRevolutionDay. A iniciativa, criada por ele, busca inserir a inclusão da educação alimentar nos currículos escolares de todos os países do grupo G20.
O dia foi celebrado no mundo inteiro na última sexta (15), mas ainda dá tempo de participar da petição que, até o momento conta com mais de 1,5 milhão de assinaturas. Ainda são necessários mais 52 mil participantes.
Segundo Oliver é preciso pressionar os governos do mundo inteiro a se comprometerem a ensinar cada criança como plantar e cozinhar uma refeição nutritiva na escola."Na maioria dos países, doenças relacionadas a dieta alimentar matam mais pessoas, hoje em dia, do que jamais se viu antes. Crianças de até 8 anos de idade tem sido diagnosticadas com diabetes Tipo 2 - uma doença que era encontrada em adultos com mais de 40 anos", explica o chef em vídeo criado especialmente para a campanha.
"O futuro para mim começa com a educação alimentar. Eu acredito que é um direito da criança aprender como plantar e cozinhar uma refeição nutritiva na escola. Quando lutamos pelo direito da criança de receber uma educação alimentar de qualidade, nós estamos ajudando a reverter o aumento de doenças relacionadas a dieta alimentar no mundo inteiro. É preciso que os governos parem de ignorar esse problema", completa.
Astros participam da campanha
A iniciativa do chef - que no Brasil tem um programa de culinária transmitido no canal GNT - acabou mobilizando importantes nomes da cena da música mundial. Entre eles, Paul McCartney, Jamie Cullum, Alesha Dixon, Professor Green, Jazzie B, George The Poet, US The Duo, Mr Hudson, DJ MK, Chen'Elle e Ed Sheeran.
Quer parcipar da ação? Ainda dá tempo! Acesse o site Change.org e assine a petição.