Postagens em datas comemorativas divertem uns e irritam outros

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
29/06/2015 às 06:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:40
 (Reprodução)

(Reprodução)

Neste mês em que se festeja o São João, você certamente deve ter visto alguma postagem acompanhada da hastag #PulaFogueiraIaIa. A marcha junina “Pula a Fogueira”, composta por João Bastos Filho e Getúlio Marinho, que integravam a banda de Pixinguinha, é sempre lembrada nas redes sociais neste período.

Assim como essa canção, outras tantas figuram nas redes sociais sempre que há uma data comemorativa – seja qual for –, a mudança de estação, a alusão a um dia da semana – como “Um Dia de Domingo”, eternizada nas vozes de Tim Maia e Gal Costa –, tudo que possa inspirar, leva a uma postagem divertida.

Ameaça

Quem nunca postou – ou viu um amigo escrever no Facebook – “são as águas de março fechando o verão”, no mês de março, todos os anos? A repetição alusiva à música composta por Tom Jobim em 1972 e eternizada na voz do maestro em show com Elis Regina, chega a irritar muita gente. Tanto assim que este ano um site que se define como “isento de verdade” estampou a manchete “Facebook vai bloquear perfil de quem escrever ‘Águas de Março’”.

A brincadeira provocou reações. A advogada Bruna Simões, 32, comentou que se a notícia fosse verdadeira ela certamente seria bloqueada. “Nunca tinha parado para pensar, mas fui buscar no meu Face e realmente nos últimos três anos postei essa música no final de março”, diverte. A razão? “Gosto muito de Tom Jobim, e a canção representa esse período do ano. Não tem como fugir dela”, insiste.

FIM DA FOLIA

Antes de “As Águas de Março”, em fevereiro o post era outro: #PraTudoSeAcabarNaQuartaFeira, trecho da música de Martinho da Vila, para lamentar o fim do Carnaval.

Com o inverno em alta, o que bomba nas redes sociais é a composição do síndico. E dá-lhe Tim Maia... #QuandoOInvernoChegar. A canção também é lembrada pela estação do ano que carrega seu nome, “Primavera”.

XUXA E CAETANO

Quando o assunto é aniversário, a bola da vez é a canção da apresentadora Xuxa Meneghel, o “Parabéns da Xuxa”. Assim, a rainha dos baixinhos ainda é a campeã com #HojeVaiSerUmaFesta.

Em 23 de abril, dia de São Jorge, a homenagem dos devotos ao santo guerreiro foi em ritmo ditado por Caetano Veloso, com #LuaDeSãoJorge do álbum Transcendental, lançado em 1979. E no último dia 22, o que bombou mesmo foi “Amanhã é 23”, canção de Paula Toller e George Israel.

Nem todo mundo topa entrar na brincadeira...
“É o fim do caminho”, brinca a administradora de empresa Érika Prado, 39, com a mania das pessoas que sempre postam as mesmas músicas nas redes sociais.

“Em março deste ano nem choveu tanto, mas lá estavam as pessoas comentando ‘As Águas de Março’”, reclama.

Assim como Érika, o fotógrafo Eduardo Almeida, 31, não suporta ver essas postagens. “Já cheguei a parar de seguir alguns amigos no Facebook por causa disso. E avisei a eles”, reclama o rapaz.

A gota d’água para o fotógrafo foi quando um de seus amigos colocou, em menos de dois meses, a música “Sábado a Noite” no Twitter. “Ele sempre coloca #SábadoANoiteTudoPodeMudar. Tudo pode mudar a qualquer hora. E existem outras músicas no mundo”, argumenta o fotógrafo.

E para se despedir do “mês das noivas”, muita gente vai de #MaioJáEstáNoFinal – de Paula Toller e George Israel, incansávelmente tocado pelo Kid Abelha).

“Eu tenho calendário em casa. Sei em qual dia do mês estou e quando ele chega ao final. Não preciso dessas músicas para me lembrar disso”, alfineta o irritado Eduardo.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por