Primeiro livro de Stephan Pastis chega pela Rocco

Lady Campos - Hoje em Dia
29/06/2015 às 06:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:40
 (ilustrações de Stephan Pastis)

(ilustrações de Stephan Pastis)

Um garoto, de 11 anos, sem noção e metido a ser o melhor detetive do mundo se intitula dono da empresa de espionagem Fisco Total Ltda e, junto do sócio, um preguiçoso urso polar chamado Total, vai levar a garotada e (também muitos marmanjos) a dar boas risadas no livro “Timmy Fiasco – Errar é humano”.

De tão querido e famoso, o personagem Timmy Fiasco, criação do cartunista californiano Stephan Pastis, chega ao Brasil com o primeiro livro da série (que já tem volumes 2 e 3) pela editora Rocco Pequenos Leitores.

Criador a partir da aclamada tirinha de humor “Pérolas aos porcos” e de “Larry in Wonderland”, primeiro lugar na lista de best sellers do The New York Times, Stephan Pastis se lançou na literatura infantojuvenil com “Errar é humano”. O autor desde pequeno apreciava livros sobre jovens detetives brilhantes, como “The hard Boys/Nancy Drew e “Encyclopedia Brown”. “Desenhei um pequeno garoto (Timmy) em uma folha de caderno e quando terminei ele pareceu ganhar vida, começou a falar comigo. Eu o fiz arrogante e idiota e o combo pareceu funcionar”, escreveu o autor por e-mail.

Realmente, Timmy e Total estão mais para Calvin e Haroldo (das tirinhas do cartunista Bill Watterson) do que para a famosa dupla de detetives Sherlock Holmes e John Watson. A autoconfiança de Timmy e as trapalhadas gulodices de Total (apaixonado por nuggets) fazem o leitor acreditar que o menino é digno de realmente atingir o sucesso, mesmo sendo um perfeito idiota.

Imaginação fértil

Atrapalhado ou sem noção, Pastis acredita que o ponto fraco do protagonista, que não consegue se enxergar como realmente é, o torna um trunfo para cativar o leitor. Elementos como a inocência e a imaginação fértil do protagonista também são capazes de derreter o coração dos mais empedernidos dos leitores.

Para início de conversa, o escritório da famosa organização Fiasco Total Ltda fica dentro do closet da mãe de Timmy (isso quando a família morava em casa), depois, a sede da organização, como Timmy gosta de citar, passa a ser no corredor do prédio, do lado da lixeira. Mas o pequeno detetive está de olho no último andar de um prédio novo no centro, com vista para a cidade inteira.

Timmy dispensa câmeras com lentes de zoom e binóculo de alta potência, considera o amigo Charles Rollo Tookis, que tira nota 4,6 em 5, pouco inteligente. “Só porque estuda obsessivamente. Se eu estudasse, minha média também seria 4,6 em vez da atual, que é 0,6 (arredondando)”, diz Timmy.

Errar é humano

Ele também vive correndo dos abraços de Molly Moskins, a menina que nutre uma paixão por ele, cheira a tangerina, fatos estes que a tornam óbvia (e única) suspeita dos casos investigados por Timmy.

A publicação vem acompanhada de marcador de livro e de fofos adesivos do personagem central. Se você gostou dos desenhos que ilustram esta página, dê uma espiada no site do autor/cartunista http://www.timmyfailure.com Agora é torcer para que Timmy Fiasco migre para a telona.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por