Projeto leva arte para canteiros de obras em Minas Gerais

Vinicius Luiz - Hoje em Dia
29/08/2013 às 16:29.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:27

O projeto "Arte no Canteiro", do SESI, chega a sua segunda temporada em Minas Gerais levando teatro, saúde e segurança a canteiros de obras de Belo Horizonte, Contagem e Betim. A peça retrata problemas de segurança encontrados nos canteiros, com abordagem leve e divertida. As apresentações são feitas pelo grupo XPTO, um dos mais respeitados e longevos do teatro brasileiro, que já recebeu mais de 40 prêmios.

O setor da construção civil é o que mais emprega no país e o projeto tenta melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores com apresentações que trabalham questões como a segurança nas construções, como a utilização e manuseio de equipamentos, e a redução do desperdício. "A recepção é maravilhosa, muitos dos trabalhadores nunca foram ao teatro e manifestam o interesse de ir em mais peças de teatro", conta o gerente de cultura do SESI, Tiago Araújo Maia. De acordo com Tiago, as atividades culturais nos canteiros de obra também aumentam a produtividade.

A peça conta com personagens criados a partir de objetos comuns da construção civil, como carrinho de mão, balde, caçamba, pá e desempenadeira. Os funcionários são orientados a fazer uso dos EPIs, equipamentos de proteção individual, como capacete, óculos de segurança e protetor auditivo. "O espetáculo incentivou muito o uso dos EPIs, os trabalhadores são muito resistentes para utilizar e agora usam com frequência", conta a técnica de segurança da construtora M Fonseca, Elisângela Tolentino. Ao fim da apresentação, são distribuídas cartilhas que reforçam as instruções.

Se tudo correr dentro do previsto, a ideia é que o "Arte no Canteiro" ganhe uma terceira temporada em 2014.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por