Exibição de óperas, shows, finais de campeonatos esportivos e episódios de seriados, tudo na tela do cinema. Cada vez mais, projetos especiais têm ocupado esse espaço, que no imaginário coletivo se destinava apenas aos filmes.
Para as fãs do músico Tiago Iorc, Letícia Lis, de 18 anos, e Yolanda Mattos, 22, assistir ao show “Troco Likes Ao Vivo – Um Filme de Tiago Iorc” no cinema superou as expectativas. Com sala cheia, a sessão realizada na última terça-feira – outra está marcada para hoje, às 20h, no Pátio Savassi – teve público ativo, cantando as músicas e batendo palmas. “Achei a ideia estranha no primeiro momento, mas comprei o ingresso assim que liberaram as vendas”, confessa Letícia. “Normalmente não tenho o costume de ir ao cinema. Só vou quando é algo muito importante para mim. E foi maravilhoso. Todo mundo que foi estava na mesma sintonia”.
A sensação de um show real também foi um ponto destacado por Yolanda. “É como se ele (o artista) estivesse lá mesmo. Acaba virando um evento que reúne pessoas com gosto em comum”, observa. A jovem ainda ressalta a qualidade do trabalho. “A filmagem nos mostra muitos detalhes que não reparamos no show. Teve um cuidado estético. É um momento de contemplação. Esperava menos, confesso. Com certeza irei novamente em uma exibição desse tipo”.
Vem por aí
No dia 6 de outubro, a rede Cinemark exibirá o show “The Rolling Stones – Havana Moon in Cuba”, com duração de duas horas. Os ingressos já estão à venda.
Para os fãs dos quadrinhos a pedida é “Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica”, no dia 10. No dia 13, acontece no cinema a pré-estreia da quarta temporada da série “Vai Que Cola” – que chega ao Multishow no dia 17.
Já a 10ª temporada de “O Maravilhoso Mundo de Disney” programa sessões dos clássicos “Toy Story” (nos dias 1º, 2, 8 e 9/10), “Cinderela” (15, 16, 22 e 23/10), “Os Incríveis” (29 e 30/10 e 5 e 6/11), “Valente” (12, 13, 19 e 20/10) e “Operação Big Hero” (26 e 27/11 e 3 e 4/12).
Para a rede Cinemark, a exibição de projetos como esses diversifica o conteúdo e amplia o leque de possibilidades para o público. Se torna uma forma de acessar pessoas que não têm o costume de ir ao cinema, e que muitas vezes passam a incluir esta atividade em sua rotina.
Lucas Prates Fã – Yolanda Mattos foi conferir o show de Tiago Iorc no cinema, na última terça-feira (27), e aprovou a experiência
Filão atrai público que não frequenta cinema
A inclusão de exibições como shows e seriados na programação dos cinemas parece algo moderno, mas já ocorria de certa forma da década de 1950, segundo o pesquisador de cinema Ataídes Braga. “Na época as grandes empresas cinematográficas foram para a TV e criaram os seriados. E muitos seriados se tornaram filmes, como as histórias em quadrinhos”, elucida.
A inovação de agora é um movimento para reciclar o próprio cinema dentro da cadeia produtiva. “O próprio cinema 3D e as salas VIP são ações para atrair o público, que cada vez é mais específico”, avalia.
Braga comenta que esse é um filão que atinge um público jovem que está na internet e se comunica por meios eletrônicos e likes. “A ideia da presença física nas salas de cinema é interessante, pois os leva para o real. Eles passam a enxergar com quem estão dialogando. Isso pode legitimar a frequência desse público no cinema”, acredita.
A experiência é um pouco diferente do que outros ambientes, pois o público não interfere no que acontece. “Do ponto de vista da recepção é interessante, pois é um momento de catarse coletiva. Isso cria expectativas. É como se reunir para assistir ao final de uma novela”, compara.
O pesquisador acredita que outros guetos ainda vão surgir dentro dessa lógica. “É inevitável isso acontecer. Como temos na TV fechada um dia de maratona de determinado seriado, isso pode migrar para o cinema. Ou mesmo a rede exibir um episódio por dia de uma série durante um mês”, exemplifica.
As variáveis não esgotam. “Quem sabe até o final de uma novela exibida no cinema. Essas inovações atingem um público diverso, que muitas vezes não costuma ir a esse espaço e acaba interagindo. Isso é muito bacana”, avalia.
Variedade
O público alvo é diverso. A rede Cinemark exibiu os nove primeiros episódios da sexta temporada da animação Peppa Pig, dias antes da estreia na TV, em junho. Semana retrasada, o espetáculo do maestro e violinista holandês André Rieu, “Concerto Maastricht 2016”, ficou em cartaz no cinema do DiamondMall. O esporte também não fica de fora. A final da Liga dos Campeões da Europa, a Champions League, entrou na programação de muitos cinemas em maio, bem como a abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto.