Grupo que já recebeu duas indicações ao Grammy Latino faz apresentação que mistura música, literatura de cordel e teatro
(Sandro Lins/divulgação)
Depois de emocionar plateias em Vila Velha (ES) e em São Paulo (SP), o Quinteto Violado traz o espetáculo da turnê “Sertão” a Minas Gerais no fim de seman. Com as marcas da interpretação de músicas nordestinas, a pesquisa sobre o folclore brasileiro e a poesia musicada, grupo faz apresentaçoes gratuitas em Mariana (20) e Itabira (21), duas cidades marcantes para a história e a poesia brasileira.
O show-experiência revisita a trajetória do conjunto instrumental-vocal em mais de 50 anos de carreira, misturando música, literatura de cordel e teatro em um espetáculo de 90 minutos que promete conexões profundas com o público.
O repertório inclui clássicos como “Assum Preto”, “Disparada”, “Morte do Vaqueiro”, “Notícias do Brasil”, “Vida Nordestina” e a inesquecível “Asa Branca”, além de composições autorais e histórias narradas pelos próprios músicos. A proposta é de uma viagem musical às raízes do Nordeste, transitando entre o popular e o erudito, dentro do estilo inconfundível do grupo: o Free Nordestino, marcado pela liberdade criativa e olhar universal.
É preciso retirar os ingressos um hora antes de cada apresentação. No sábado o show é no Cine Teatro Mariana, às 20h30; no domingo (21), em Itabira, terra natal de Carlos Drummond de Andrade, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 16h.
A turnê seguirá ainda por São Luís (MA), Campina Grande (PB), Brasília (DF), Maceió (AL) e Recife (PE), onde haverá duas apresentações.
Desde 1975, o Quinteto Violado tem leva sua arte a diversos países da Europa, Ásia, América Latina e África. O grupo já recebeu duas indicações ao Grammy Latino, quatro prêmios e indicações no Prêmio da Música Brasileira (categoria Melhor Grupo Regional), além da Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura.
Serviço:
Turnê Sertão – Quinteto Violado
• Mariana: Sábado (20) – Cine Teatro Mariana 20h30
• Itabira (MG): Domingo (21) - Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, 16h
(Ingressos gratuitos, disponíveis na bilheteria, uma hora antes do show)