CULTURA

Relação entre luz e silêncio é retratada em 22 obras inéditas em exposição em BH

Trabalho do artista visual Andrey Rossi é atração na AM Galeria de Arte a partir de sábado (9)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/11/2024 às 17:59.
 (Filipe Berndt/divulgação/Noir Comunicação)

(Filipe Berndt/divulgação/Noir Comunicação)

Premiado artista visual com ênfase em pintura e desenho, Andrey Rossi explora a relação entre luz e silêncio em 22 obras que revelam paisagens e naturezas-mortas que capturam instantes de quietude e nostalgia inspiradas na precisão dos pintores-viajantes de séculos passados. A exposição “SILÊNCILUZ” abre neste sábado (9) e fica em cartaz até 30 de novembro na AM Galeria de Arte, em Belo Horizonte.

Nesta mostra, a maioria das obras explora o conceito de "arquitetura imaginária" – espaços fictícios criados a partir de um universo íntimo do artista. "Esses espaços estão constantemente vazios, e a presença humana se faz sentir através do ambiente desgastado, refletindo nosso próprio envelhecimento e cicatrizes", comenta o artista de 37 anos.

A produção das obras começou no início da pandemia, em 2020, período em que o artista nascido no interior de São Paulo e criado em meio à natureza, sentiu a necessidade de representar paisagens que evocassem a vivência em um ambiente natural e distante do espaço urbano.

O tempo é uma palavra-chave na obra de Andrey Rossi, refletido não só nas paisagens, mas também nas naturezas-mortas, onde a quietude e o silêncio capturam esse efeito de passagem. As paisagens, a maioria feitas sobre papel,  são acompanhadas de devaneios em forma de texto sobre lugares imaginários. "A pintura é onde consigo descortinar um mundo possível, um mundo que faz muito sentido para mim", afirma. 

Rossi é reconhecido por diversos prêmios que levaram suas obras a importantes acervos institucionais no Brasil e no exterior, incluindo o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, a coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Fundação Marcos Amaro e o Museu de Arte do Rio de Janeiro.O trabalho dele explora uma estética onde espaços fictícios, arquitetura imaginária e paisagens introspectivas expressam um universo íntimo, marcado pela passagem do tempo e pela conexão com a natureza.
 

SERVIÇO:

Exposição: "SILÊNCILUZ", primeira mostra individual do artista Andrey Rossi
Abertura: 9 de novembro - em cartaz até 30 de novembro
Horário: 11h às 16h
Local: AM Galeria de Arte - Arte Contemporânea
Endereço: R. do Ouro, 136 - Serra, BH

Leia também:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por