República Dominicana: província de La Romana e a ilha Saona estão na moda

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
08/05/2013 às 09:26.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:30

Apesar de estar em uma ilha caribenha e contar com belas praias de águas transparentes e areias brancas, a província de La Romana, entre Santo Domingo e Punta Cana, ficou famosa em todo o mundo devido ao seu rio, o Chavon. Ele foi cenário de algumas das cenas mais impactantes do filme “Apocalipse Now”, de Francis Ford Coppola, de 1979, estrelando Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Laurence Fishburne, um jovem Harrison Ford e Dennis Hopper.

A ligação com o cinema não se limitou a “Apocalipse Now”. Outros sucessos das bilheterias, como “Jurassic Park 2” e “Rambo 2”, também foram filmados nas paisagens de La Romana, sempre tendo o rio Chavon como cenário.

Além disso, diversas personalidades do cinema, da música da TV, do entretenimento e até da política passam ou já passaram férias na República Dominicana. A lista vai dos falecidos Michael Jackson e Marlon Brando a Bill Clinton, Antonio Banderas, Julio Iglesias, Elizabeth Taylor, George Hamilton e Shakira.

Sem falar nas estrelas locais, como o premiado jogador de beisebol Samy Sosa, o cantor Juan Luis Guerra e o estilista Oscar de la Renta (este, intimamente ligado à Escola de Design de Altos de Chavon). Aliás, Altos de Chavon merece uma visita mais demorada, como você verá na próxima página.

Isla Saona

Um dos melhores passeios para se fazer enquanto se está em Punta Cana é visitar a Isla Saona, ou Ilha Saona. Maior do país (115 quilômetros quadrados), ela faz parte do Parque Nacional do Leste e tem o status de santuário para várias espécies de aves migratórias.

Os habitantes de Saona são, sobretudo, pescadores. Suas casas formam uma atração à parte na ilha. Seguindo a tradição dos dominicanos, elas são muito coloridas, com suas paredes pintadas sempre em cores chamativas, como vermelho, verde, azul ou amarelo.

A Isla Saona está presente na história da República Dominicana através de um personagem famoso por lá, o cacique Cotubanamá, responsável por um episódio sangrento: a matança de Higuey. Segundo a lenda, o indígena foi feito prisioneiro em uma das várias cavernas da ilha.

Mas quando a visitamos, só queremos saber de curtir algumas das mais belas praias caribenhas, e também de mergulhar em suas águas transparentes, em diversos tons de azul.

Outra opção é visitar o Safári Nisibon, em que é possível conhecer bastante da flora e da fauna locais. O safári fica próximo à praia Bávaro.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por