(Diogo Meira/divulgação)
O escritor Rodrigo Feres trouxe uma novidade ao mundo dos e-books. Ele desenvolveu uma trilha sonora para ser apreciada durante a leitura do livro “Tudo o Que Não Tem Fim” e, para que texto e música casassem de forma plena, teve de investir em um aplicativo para celulares e tablets. O resultado foi muito positivo e, em poucos meses, mais de 5 mil e-books foram comercializados pela Apple.
O resultado foi tão bom que a Editora Sesi resolveu levar o livro para o papel. Para resolver o problema da trilha sonora, um QRCode foi inserido na orelha da publicação, permitindo que a música possa ser ouvida no celular enquanto o leitor está com a obra em mãos. Essa publicação será lançada nesta segunda-feira (20) em BH, no projeto “Sempre um Papo”.
A ideia de unir literatura e música surgiu em casa. “Eu contava histórias para os meus filhos e todo dia eles queriam uma coisa diferente. Depois pediram mais elementos na história e eu coloquei músicas. Eles adoraram e, na hora, veio a ideia”, lembra Rodrigo, que é mineiro de Araxá.
O escritor pegou, então, os três contos que já havia preparado – “Lola-MTZ01”, “Nahari” e “Naloyas” – e construiu uma trilha para cada um, criando e executando cada uma das músicas. “Ia compondo conforme o texto pedia. Em um momento de suspense, tinha que ser um tema que desse essa impressão. Em um momento mais intimista, inspirava-me na música clássica”, explica Rodrigo, que já está preparando um segundo livro com a mesma combinação entre literatura e música.