Sebastião Salgado é o convidado desta 2ª no "Sempre um Papo"

Hoje em Dia
02/06/2014 às 08:27.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:50
 (Ricardo Beliel)

(Ricardo Beliel)

Mineiro de Aimorés, o fotojornalista Sebastião Salgado, um dos mais conhecidos do mundo, participa do programa “Sempre um Papo” nesta segunda-feira (2), às 20 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes. Salgado vem acompanhado da esposa Lélia Wanick.

Ambos participam do debate sobre a exposição fotográfica “Genesis”, da qual ela é curadora. “Gênesis” também é nome do livro best-seller, com as mesmas fotografias da exposição feitas por Salgado. A mostra será aberta ao público nesta quarta-feira, no mesmo Palácio das Artes.

No início deste ano, Salgado, hoje com 70 anos, lançou a biografia “Da Minha Terra à Terra”, editado pela Companhia das Letras, no qual mostra sua trajetória em depoimento à jornalista e amiga Isabelle Francq. “Fui um menino que nasceu na roça. Tenho a trajetória da maioria das pessoas de minha idade. É um espelho da vida de muitos. Antigamente, 90% das pessoas moravam em áreas rurais”, comparou ele, em entrevista ao Hoje em Dia, na ocasião do lançamento nacional do biografia.

No livro, ele também conta sobre os bastidores para a feitura das imagens de “Gênesis”, nos lugares ainda intocados do planeta. Como é típico em toda obra do fotojornalista, as imagens estão em preto e branco. “Eu sonhava em ver mais longe, tentava imaginar o que haveria depois”, diz, no livro, sobre suas intuições, ainda criança, para descobrir o planeta.

A série de impactantes imagens mostram animais, tribos e paisagens em mais de 245 fotografias clicadas ao longo de oito anos de viagens. Exposição e livro são divididos em cinco áreas geográficas que revelam o ambiente natural e original da Terra.
 
Sempre Um Papo com Sebastião Salgado e Lélia Wanick – Hoje, às 20h, no Grande Teatro Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro – fone: 3236-7400). Às 18, será distribuída uma senha numerada por pessoa, em troca de livros literários novos ou usados, no balcão de informação do Palácio das Artes. Os livros serão destinados ao projeto “Ler Convivendo”, que adota bibliotecas comunitárias. Não vai ocorrer noite de autógrafos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por