(Divulgação)
Quando a sexta temporada da série "Game of Thrones" estrear na HBO, em abril, o livro "Winds of Winter" não terá chegado às livrarias. A informação foi dada pelo próprio autor, George R. R. Martin, em seu blog. "'The Winds of Winter' não está pronto. Acreditem em mim, não me dá nenhum prazer digitar essas palavras. Você está decepcionado, e não está sozinho. Meus editores estão decepcionados, a HBO está decepcionada, meus agentes e representantes e tradutores estão decepcionados... mas ninguém poderia estar mais decepcionado do que eu", desabafou na madrugada deste sábado (2), lembrando que, durante anos, os seus leitores estiveram à frente dos telespectadores.
Martin contou que o primeiro prazo para entregar o livro para seus editores era outubro de 2015, para que a publicação saísse em março de 2016. Segundo o autor, há muita coisa escrita. "Centenas de páginas. Dezenas de capítulos." Mas ainda há muito a escrever - e reescrever. No longo post, Martin disse que poderia simplesmente se desculpar, dizer que ainda está escrevendo e deixar por isso mesmo, como sempre fez, mas resolveu quebrar suas próprias regras em consideração aos milhares de leitores que estão preocupados com spoilers. "Infelizmente, escrever não foi tão rápido como eu gostaria. Você pode culpar minhas viagens ou os meus posts ou as distrações de outros projetos... Você pode culpar a minha idade, e talvez isso teve um impacto... Mas verdade seja dita, às vezes a escrita vai bem e às vezes não, e isso acontecia comigo mesmo quando eu tinha 20 anos. Em agosto, eu tive que encarar os fatos: não ia terminar o livro no Halloween. Não consigo dizer o quão profundamente isso me deixou me deprimido".
Confira a capa do próximo livro da saga:
O prazo foi, então, prorrogado em dois meses. "Fiquei imensamente aliviado. Tinha mais dois meses! Eu ia conseguir, com certeza. Agosto foi um mês insano, muitas viagens, muitas outras obrigações... mas eu tinha setembro, outubro, e agora novembro e dezembro também. Estava confiante, de novo, de que eu ia conseguir. Aqui estamos, dia 1º de janeiro. O livro não está pronto e não foi entregue", disse o autor. "Não vou inventar desculpas. Não há desculpas. A culpa não é de mais ninguém".
E concluiu lembrando que "Game of Thrones" é a série de televisão mais popular do mundo hoje e premiada. E que não sabe quando concluirá o livro. "Aproveite a série. Aproveite os livros. Enquanto isso, eu vou continuar escrevendo. Um capítulo de cada vez. Uma página de cada vez. Uma palavra de cada vez. É assim que eu sei fazer".
Leia o depoimento na íntegra: http://grrm.livejournal.com/