Acompanhados de grande elenco, atores contam a trajetória profissional de Assis Chateaubriand
Stepan Nercessian é Chatô, Claudio Lins interpreta Fabiano; elenco ainda tem Patrícia França como Juliana e Sylvia Massari no papel da secretária do comunicador (André Wanderley / divulgação)
A trajetória profissional de Assis Chateaubriand, fundador de um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, está sendo contada em um musical que chega a Belo Horizonte para três apresentações no Sesc Palladium. Stepan Nercessian e Claudio Lins estrelam 'Chatô & os Diários Associados – 100 Anos de Paixão".
O musical transita entre passado e presente para contar a trajetória de Assis Chateaubriand e seu impacto na comunicação brasileira, enquanto acompanha Fabiano, um jornalista desempregado que, ao encontrar a estátua de Chatô em Recife, é levado por ele a revisitar momentos icônicos da mídia nacional, como a criação de O Cruzeiro e a inauguração da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil. Em paralelo, o relacionamento de Fabiano com Juliana, uma colega jornalista, se desenrola, explorando conflitos pessoais e profissionais que refletem os desafios do jornalismo contemporâneo. A trama mescla história, romance e música para destacar o legado cultural do comunicador.
O elenco inclui Stepan Nercessian como Chatô, Claudio Lins como Fabiano, Patrícia França como Juliana e Sylvia Massari no papel de Dona Janete, secretária do comunicador. A produção ainda conta com Anna Priscilla, Caio Giovani, Carol Futuro, Cristiana Pompeo, Fernanda Misailidis, Flávio Moraes, Giselle Prattes, José Mauro Brant, Marcelo Alvim, Tati Cristine, Thiago Marinho, Thór Junior, Thuca Soares e Valentina Schmidt, que dão vida a personalidades que marcaram a história cultural brasileira, como Carmen Miranda, Hebe Camargo e Lolita Rodrigues.
Com colaboração do Presidente do condomínio acionário dos Diários Associados, Josemar Resende, o musical tem texto de Fernando Morais e Eduardo Bakr, baseado na biografia "Chatô – O Rei do Brasil". A direção geral é de Tadeu Aguiar. A trilha sonora, composta por sucessos de nomes como Caetano Veloso, Gal Costa e Ivan Lins, tem direção musical de Thalyson Rodrigues, que também assina os arranjos vocais e instrumentais ao lado de Diógenes de Souza, com supervisão musical de Guto Graça Mello.
Assis Chateaubriand, visionário fundador dos Diários Associados, foi uma figura marcante na história do país. Jornalista, escritor, advogado, empresário e político, ele revolucionou a mídia com a criação de veículos como a TV Tupi e também deixou sua marca nas artes, ao fundar o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Seu império midiático, que incluiu jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão, moldou a opinião pública e transformou a maneira como os brasileiros consumiam informação.
Os Diários Associados, fundados por Chatô na década de 1920, alcançaram seu auge como um dos maiores grupos de comunicação da América Latina, com mais de 100 veículos espalhados pelo Brasil. Apesar das transformações ao longo dos anos, o legado do grupo segue vivo e é celebrado no espetáculo, que homenageia essa trajetória centenária.
Serviço:
"Chatô & os Diários Associados – 100 Anos de Paixão"
Local: Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro – BH)
Datas: 31 de maio e 1º de junho
Horários: Sábado às 15h e 20h; d Domingo às 18h
Vendas: Sympla (clique aqui) e na bilheteria do teatro
Duração: 2h20 - 15 minutos de intervalo