'Diário de um louco'

Sucesso em 'Os Outros' e 'Volta por Cima', Milhem Cortaz apresenta 1º espetáculo solo em BH

No dia 2 de agosto será realizada a Oficina Descomplicando o Teatro com o produtor da peça, Carlos Grun

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
07/07/2025 às 16:45.
Atualizado em 08/07/2025 às 18:13
Em "Diário de um louco", Milhem Cortaz ” apresenta as desventuras do funcionário público Akcenti Ivanovitch, tomado subitamente de paixão pela filha do chefe (Priscila Prade / divulgação)

Em "Diário de um louco", Milhem Cortaz ” apresenta as desventuras do funcionário público Akcenti Ivanovitch, tomado subitamente de paixão pela filha do chefe (Priscila Prade / divulgação)

Sucesso recente na série “Os Outros”, do Globoplay, e na novela “Volta por Cima”, o ator Milhem Cortaz está em turnê com o primeiro monólogo da carreira. De 17 de julho a 4 de agosto, ele irá apresentar “Diário de Um Louco” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte.

O projeto foi idealizado pelo produtor Carlos Grun, que retoma a parceria com o ator e o diretor iniciada há doze anos na montagem de “A Volta ao Lar”, de Harold Pinter. O espetáculo é uma adaptação do conto literário do escritor russo Nikolai Gogol (1809-1852) publicado em 1835, que acompanha a trajetória de um trabalhador de classe média baixa, um funcionário público, que gradualmente vai perdendo sua sanidade mental. Através dos relatos em seu suposto diário, fica clara a progressiva desconexão desse ‘homem comum’ com a realidade.

Sobre a peça

“Diário de Um Louco” apresenta as desventuras do funcionário público Akcenti Ivanovitch, tomado subitamente de paixão pela filha do chefe. Elaborando planos mirabolantes para ser percebido pela moça, de uma classe social mais alta, cria para si um mundo de fantasias que sai de seu controle e acaba por condená-lo ao manicômio.  

“Diário de Um Louco é um clássico de grande atualidade e pertinência nos dias de hoje. Num momento em que o consumo de medicamentos psiquiátricos banalizou-se, é de suma importância discutir a questão da saúde mental. O clássico de Gogol retrata o processo dramático e gradativo de ‘enlouquecimento’ de Akcenti Ivanovitch, um emblemático funcionário público da classe trabalhadora fadado a ser explorado por toda uma vida. E dirigir Milhem Cortaz é muito gratificante. Um ator de extrema potência, completamente disponível e em sintonia com a minha forma de trabalhar a cena.”, festeja o diretor.

Oficina de Produção:  Descomplicando o Teatro com Carlos Grun

No dia 2 de agosto, (sábado), das 14h às 18h, no Teatro I do CCBB BH, será realizada a Oficina Descomplicando o Teatro com o produtor Carlos Grun, um dos idealizadores do espetáculo. A oficina tem quatro horas de duração e é destinada a estudantes de teatro e produção cultural, atores, artistas e produtores em geral, ao propor um passeio pelas diversas possibilidades de produção, oferecendo um panorama sobre o mercado cultural brasileiro.

Os participantes serão incentivados a transformarem suas ideias em projetos e vão entender quais etapas devem ser compreendidas no processo, como elaboração de projetos, inscrição em leis de incentivo / editais / captação, busca de parceiros, teatros pelo Brasil e formatos de negociação, administração de recursos e mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas via formulário, a ser disponibilizado em breve no site ccbb.com.br/bh (20 vagas).

Serviço
“Diário de Um Louco”, com o ator Milhem Cortaz

Temporada: 17 de julho a 4 de agosto
Horário: Quinta a segunda, às 20h
Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 70 minutos

Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia), disponíveis pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH, sempre às quartas-feiras da semana anterior às apresentações.

Nos dias 26 de julho e 2 de agosto os espetáculos terão interpretação em Libras. Também no dia 2, das 14h às 18h, no Teatro I, haverá a oficina “Descomplicando o Teatro” com o produtor Carlos Grun, um dos idealizadores do espetáculo. Vagas limitadas.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por