(Alexandre Rezende/Divulgação)
Um dos projetos de música instrumental mais bem-sucedidos do país, a DelegasCia inspirou um DVD, a ser lançado amanhã. No registro audiovisual, além das apresentações musicais da banda-base do projeto com vários convidados, estão vários depoimentos sobre a iniciativa.
Criada há oito anos pelo violonista Thiago Delegado (antes às quartas, atualmente às quintas), a Delegascia é uma espécie de jam session semanal, com composições autorais e muito improviso. Atualmente, além dele, o projeto conta com Aloízio Horta (contrabaixo), Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria).
Está sempre aberto a palinhas de amigos, tanto instrumentistas quanto cantores. No repertório, música essencialmente brasileira, com inspiração no choro, no samba e outros ritmos tradicionais. “Nossa intenção era pegar o clima d’A Casa e do projeto. Por isso não é um DVD essencialmente musical, é um documentário sobre um movimento que existe há oito anos e sobre as pessoas que passaram por ele”, conta Thiago Delegado.
Sérgio Pererê, Gustavo Maguá, Warley Henrique, Flávio Renegado e Mariana Nunes são alguns dos convidados presentes no registro, feito com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Encontro
Delegado vê no projeto uma representação da resistência cultural da cidade. “O mais importante da DelegasCia é a possibilidade do encontro. É um lugar onde músicos, produtores e pessoas que trabalham com cultura se encontram”, diz o violonista.
Mas o público não é formado apenas por agentes culturais. É bem diversificado, na verdade, e vem se renovando. “O perfil dos frequentadores mudou muito nos últimos anos. Tem um pessoal que tem cadeira cativa, vai toda semana, mas também tem uma renovação. Tem pessoas mais velhas e uma moçadinha interessada em algo interessante da madrugada”.
Para que a renovação aconteça, o repertório está sempre em processo de renovação. “Às vezes nos arriscamos fazendo uma coisa diferente. Estamos abertos também ao erro”.
Lançamento do DVD “Delegascia Ao Vivo” A Casa de Cultura (rua Padre Marinho, 30, Santa Efigênia), quinta, às 23h30. Ingressos a R$ 15