Teatro: Tem talento mineiro no elenco de "Gonzagão - A Lenda"

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
15/03/2013 às 12:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:55
 (Silvana Marques/Divulgação)

(Silvana Marques/Divulgação)

Natural de Visconde do Rio Branco, Zona da Mata mineira, tão minúscula que só constaria nos “mapas muito específicos”, Renato Luciano testemunha com a própria vida que um desassossego pode nos conduzir para muito longe. Ao elenco de “Gonzagão – A Lenda”, por exemplo, o extraordinário musical em cartaz no Teatro Bradesco. Renato é o único mineiro dos 13 atores e músicos talentosíssimos em cena. Uma reunião de artistas de quilate de vários estados do país.

Escolhido em audição, Renato chegou ao musical por mero acaso: por ler no Facebook alguém recomendar o teste a um amigo. Morava em São Paulo e trabalhava em “Os Menestreis”, a escola dirigida por Beto Montenegro. Fora recomendado pelo irmão, Oswaldo, com quem atuou em “Filhos do Brasil” entre 2008 e 2010.

Sobre nossos mais enraizados costumes e tradições, o musical rodou o país e virou um programa na TV Brasil. Foi um divisor de águas na carreira de Renato. Um antes e depois.

“Nunca havia pensado em ser ator, até procurar a oficina de teatro do Oswaldo Montenegro, no Rio. Tinha uma banda de rock nacional há dez anos, a ‘Abaixo Assinado’, que havia gravado dois CDs, era conhecida, fazia muitos shows e vendia bem na região. Mas não vinha gostando do curso de Geografia e vinha me inclinando para a MPB”, recorda Renato, que topou o desafio lançado pela oficina, de virar um grupo e produzir o espetáculo, que gerou um DVD, até hoje disponível nas lojas.

Transformador

Foi transformador fazer “Filhos do Brasil”, mais transformador ainda fazer “Gonzagão”. Durante o teste no Rio, Renato leu um texto que mantinha na gaveta há muito tempo. João Falcão, o diretor, gostou muito e o convidou a participar do núcleo de dramaturgia da série “Louco por Elas”. Por tudo, “Gonza-gão é um espetáculo imperdível, extraordinário. Extraordinário de verdade”.

“Onde quer que a gente se apresente, ao final tem sempre alguém do público ou algum artista nos dizendo que este espetáculo pode ter uma vida muito longa. Basta a gente (o elenco) querer”, diz Renato.

E como seria para a alegria de todos e felicidade geral da nação, a produção de “Gonzagão” deveria se manter em cartaz muitos anos. Inclusive para mostrar como se faz um musical brasileiro, arrebatador e eficiente, mas sem se render às técnicas exigidas pela Broadway.

Com agenda fechada até setembro, para temporadas no Rio e em São Paulo e para visitar diversas capitais e grandes cidades do país, “Gonzagão” tem um futuro ainda indefinido. Se depender do elenco, pode durar muitos anos em cartaz. “A gente gosta muito de fazê-lo, pois ele é o encontro muito especial de pessoas que se identificam com o trabalho e com os colegas. Não duvidaria que realmente ele durasse muitos anos”, estima Renato, torcendo bastante para que isso aconteça.

Serviço

Musical: Gonzagão - A Lenda
Local: Teatro Bradesco
Endereço: Ruda da Bahia 2244, Lourdes
Telefone: (31)3516-1027

Ingressos: R$ 70 e R$ 35

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por