Tempo de experimentar bons vinhos em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
08/05/2013 às 09:11.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:29

Com a chegada do frio no Sul do país, já é hora de o viajante se dedicar a passeios que combinam com a estação. Os roteiros pelas vinícolas do Rio Grande do Sul são uma grande pedida.

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é o coração da indústria do vinho no país. A cidade fica no lado da Serra Gaúcha onde a colonização italiana foi mais forte, perto de Caxias do Sul e Garibaldi. Ali, a tradição dos imigrantes e de seus descendentes reza que o vinho é um santo remédio, e sempre deve acompanhar a boa massa feita pela mamma.

Um passeio à parte italiana da serra tem de passar obrigatoriamente pelo Vale dos Vinhedos, em Bento, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos brasileiros: Marco Luigi, Don Laurindo, RAR, Casa Valduga, Salton, Miolo, Dal Pizzol, Do Lugar, entre outros.

Uma dica: alugue um carro, de preferência em Caxias, que está a apenas 40 quilômetros de Bento. Isso porque Bento Gonçalves tem poucas locadoras de Veículos.

Alugando um carro, você pode conhecer mais a fundo o Vale dos Vinhedos, e também os Caminhos de Pedra, a antiga colônia italiana da região.

Mas em tempos de Lei Seca, talvez a melhor opção (se seu objetivo for fazer uma degustação a fundo e em série nas vinícolas) seja mesmo contratar um taxista, combinando com eles os preços dos passeios.

Evite ir ao Vale com tempo corrido. O melhor é aproveitar bem sua passagem por lá, conhecendo diversas vinícolas, das de menor tamanho (algumas costumam fazer excelentes vinhos, como a Don Laurindo), às maiores (como a Miolo).

Na maior parte delas, você terá contato com o próprio dono da vinícola ou com seus familiares - como na Don Laurindo, na Marco Luigi ou na Valduga.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por