Toda Deseo apresenta 'No Soy Un Maricón' hoje

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
11/07/2017 às 19:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:30
 (IZABELA LEITE?DIVULGAÇÃO)

(IZABELA LEITE?DIVULGAÇÃO)

Formado em 2013, o grupo teatral Toda Deseo teve como primeiro rebento o espetáculo-festa “No Soy un Maricón”, que usa abordagem performática para tratar das questões de gênero. No repertório do coletivo desde então, a peça chega agora ao Teatro Marília, onde será apresentada hoje, com entrada franca, dentro da programação da semana da 20ª Parada do orgulho LGBT de Belo Horizonte.

“No Soy un Maricón” surgiu, também, da vontade do grupo em romper a “parede” entre público e artista. “Pensamos o espetáculo a partir da ideia de ocupar o teatro de uma maneira diferente, quebrando a relação vertical entre artista e público”, conta o ator David Maurity. 

"Vimos que uma forma potente de transpor essa barreira era criar diálogos através do teatro e da festa”, continua o ator, que contracena no espetáculo com Rafael Lucas Bacelar e Ronny Stevens. “Pela via da festa, o discurso chega com uma leveza maior e é possível atingir mais pessoas, inclusive as que não estão envolvidas nesses debates”, frisa.

O espetáculo é dividido em três “pocket shows”, amarrados pela discotecagem da DJ Perdida (Thales Brener Ventura). “A música continua entre as cenas exatamente para que o público não participe apenas de forma passiva”, explica.

Maurity conta que a peça nasceu da pesquisa sobre figuras com diferentes identidades de gênero que ocupam a noite de BH, como travestis, transexuais, drag queens, drag kings, genderfucks e transformistas. “Usamos a arte do transformismo para falar de histórias de opressão, violência e de amor”, afirma, ressaltando que é preciso discutir a violência de gênero. “É incrível que a gente esteja na programação na semana da Parada, porque somos um grupo formado por atores ‘viados’ e por mulheres. Nosso trabalho diz sobre questões que nos atravessam”. 

Serviço: Toda Deseo apresenta “Yo No Soy un Maricón”. Hoje, às 20h, no Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586–Santa Efigênia). A entrada é gratuita.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por