"Torquemada – 17 balas" dá ao público a oportunidade de mudar história de opressão no Brasil

Do Portal HD
05/11/2012 às 14:50.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:53
 (Luciano Vicioni/Divulgação)

(Luciano Vicioni/Divulgação)

No momento em que a Comissão Nacional da Verdade investiga violações de direitos humanos ocorridas nos "anos de chumbo", os mineiros terão a oportunidade de debater a opressão ocorrida na Ditadura Militar e seus resquícios na sociedade atual. Após temporada de sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, chega a Belo Horizonte, nesta segunda-feira  (5),  a peça "Torquemada – 17 balas", releitura de texto do dramaturgo Augusto Boal, que estimula o público a sair do papel de espectador para mudar a realidade apresentada.

O espetáculo mistura passado e presente, ao mostrar que a opressão nos dias de hoje nas periferias é reflexo da impunidade do período da ditadura e um resquício de uma forma de pensamento, presentes desde os tempos de Tomás de Torquemada, o mais cruel inquisidor da Espanha, na Idade Média.

O grupo utiliza técnicas do Teatro Fórum para dar ao público a oportunidade de discutir a temática e subir ao palco para apresentar alternativas para a história. Além disso, o espetáculo é costurado por músicas compostas coletivamente por integrantes do GTO da Garoa (Grupo de Teatro do Oprimido de São Paulo), que trazem também momentos de descontração à apresentação.

Oficina

A montagem faz parte do projeto "Torquemada: Resgatando Memórias da Opressão do Passado ao Presente", que também traz debate, oficinas de Teatro Fórum e mobilização nas redes sociais. Em Belo Horizonte, o debate e a oficina serão realizados na quarta-feira (7), também no Teatro Marília. Por meio de jogos teatrais, o encontro gera um espaço de reflexão sobre o papel das pessoas na sociedade na preservação da memória sobre o regime militar brasileiro, no combate à violência dos agentes do Estado nos dias atuais e na mobilização para transformação.

O projeto é resultado de parceria entre o GTO da Garoa e a ONG Mudança de Cena e tem o financiamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça através do Projeto Marcas da Memória.


Serviço

"Espetáculo Torquemada – 17 Balas" - Segunda (5) e terça-feira (6), às 19h30, no Teatro Marília (avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia, Belo Horizonte). Entrada Franca. Classificação etária: 12 anos. Debate Teatro da Resistência e Militância em Direitos Humanos na Atualidade - Quarta-feira (7), às 9 horas, no Teatro Marília. Oficina -  Quarta-feira, das 13 às 19 horas, no Teatro Marília. Inscrições e informações: oficina.teatrooprimido@gmail.com

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por