Visitação começa no sábado e pode ser feita até 1° de junho
Lorraine Mendes, Julia Gallo e Dalber de Brito (Divulgação)
A partir desta sexta-feira (28), o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, recebe a exposição FAINA, reunindo obras de Dalber de Brito e Julia Gallo, sob curadoria de Lorraine Mendes. A mostra nasce do encontro entre dois artistas que compartilham a investigação sobre o fazer manual, o labor e a poesia.
As obras, construídas a partir de gestos e materiais carregados de memória, dialogam diretamente com a essência do Museu de Artes e Ofícios: um espaço que resgata e preserva as histórias de trabalhadores e das cidades, evidenciando a potência das mãos na construção da cultura e da identidade.
Faina remete às práticas cotidianas que dão forma à existência. “Faina é a construção das memórias, o ressoar das vozes ancestrais que falam através do trabalho, da lida com a terra e com os rios, do cantar das aves ao amanhecer e do peso da noite ao cair. Não é só o que fazemos, mas o que somos", afirma a curadora Lorraine Mendes.
Julia Gallo trabalha com o desenho como eixo central de sua prática. Já Dalber de Brito, atravessa diversas linguagens como esculturas e instalações para construir narrativas ligadas à memória e ao território.
Serviço
FAINA
Dalber de Brito e Julia Gallo
Curadoria: Lorraine Mendes
Abertura: 28 de março, às 19h
Visitação: 29 de março a 1º de junho (Terça a sábado, das 11h às 17h)
Local: Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 - Centro, Belo Horizonte - MG)
Mais informações: https://www.instagram.com/museudearteseoficiossesi/